Pelo quarto mês consecutivo, Alagoas registra um importante saldo positivo de empregos formais. Na perspectiva de crescimento da geração de emprego e renda no estado, o mês de setembro teve um saldo de 27.443 admissões, segundo dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho. Este foi o melhor saldo de empregos desde 2021 e a 2ª maior geração de emprego do Nordeste e a 4ª do Brasil.

O governador Paulo Dantas comemorou o avanço na geração de empregos, pontuando que o cenário ideal vem sendo criado pelo Estado. “Essa foi uma ótima notícia. Isso é fruto de investimentos públicos, governança com eficiência, conexão e integração com o setor produtivo. Este é o melhor resultado deste 2021. É por isso que Alagoas vai crescer frente ao seu PIB 7.2% e o Nordeste 3.2% e o Brasil 3%. Alagoas vai ser o Estado que mais cresce no Nordeste e está disputando as primeiras posições entre todos os estados do Brasil”, afirmou.

Paulo citou como exemplo prático das conquistas o avanço da representatividade produtiva da Coopervales. Ela emprega cerca de 4 mil pessoas, gerando mais oportunidades diretamente para moradores de 19 municípios e isso só foi possível graças a percepção do Estado em criar um cenário que permitisse a chegada de investimentos na cooperativa, que em breve terá o acesso até a usina melhorado, o que vai facilitar o escoamento da produção, em plena safra.

CARTEIRA ASSINADA

De acordo com o Novo Caged, em relação a carteira assinada, Alagoas registrou saldo de 16,1 mil empregos em setembro de 2023 – a maior variação relativa (4,12%) observada na região Nordeste. Foram 27,4 mil admissões e 11,2 mil demissões no período. O levantamento aponta que esse resultado é maio desde setembro de 2021, quando houve saldo de 17.501 vagas. Também é o terceiro melhor saldo da série histórica do Novo Caged, que considera resultados analisados desde janeiro de 2020.

O Novo Caged destaca ainda que nos primeiros nove meses de 2023, o saldo alagoano é de 15,3 mil vagas formais. Quando se leva em consideração os últimos 12 meses, o saldo é um pouco maior: 18 mil vagas. No recorte dos setores, Alagoas teve saldo positivo em todos. Foram 11.193 vagas no setor da Indústria, 1.920 em Serviços, 1.893 em Agropecuária, 775 em Comércio e 379 em Construção.

O município responsável pelo maior saldo de geração de empregos formais foi Rio Largo. Houve 2.171 vagas, resultado de 2,5 mil admissões e 409 demissões. Os outros quatro municípios que integram os cinco maiores saldos de empregos gerados no estado, em setembro, são Campo Alegre (2.083), Coruripe (2.014), São José da Laje (1.522) e a capital, Maceió, com 1.501.

POLÍTICA ALAGOANA