Neste domingo (5), 82.762 candidatos farão a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Alagoas. A segunda etapa ocorre na próxima semana, no dia 12 de novembro. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior e avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de inscritos em Alagoas teve um aumento de 31,94% com relação ao certame do ano passado, que contou com 62.723 candidatos. No Brasil, quase 4 milhões estão inscritos no Enem.

Ao todo, o Enem terá 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação dissertativa-argumentativa. No primeiro dia, serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação.

Os portões de acesso às salas onde serão aplicados os exames serão abertos às 12h e fechados às 13 horas, pontualmente. A aplicação do Enem 2023 segue o horário de Brasília. As provas começam às 13h30.

SEGURANÇA REFORÇADA

Pelo menos 1.436 policiais militares atuarão na segurança dos 268 locais de prova e seus entornos, durante o Enem 2023. Um meticuloso plano de segurança foi elaborado pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL).

Para reforçar a segurança, dois PMs serão alocados nas escolas situadas em 26 municípios. A previsão é de que 82.762 candidatos participem das provas no estado.

As escolas que terão locais de prova são Maceió, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Água Branca, Girau do Ponciano, Igaci ,Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

A capital alagoana conta com o maior número de pessoas que serão submetidas ao Enem: 30.895. Em seguida, aparece Arapiraca, com 11.929. Em terceiro, aparece Palmeira dos Índios, com 3.559 inscritos por municípios de aplicação. Já em quarto, União dos Palmares, com 3.307.

POR: Maylson Honorato/ GAZETAWEB
FOTO: Agência Brasil