O Mundial Sub-17 de 2023 começa nesta sexta-feira, na Indonésia, com quatro jogos. Atual campeã do torneio, a seleção brasileira estreia no dia seguinte, contra o Irã, às 9h (de Brasília). O sportv vai transmitir a competição, que termina no dia 2 de dezembro, com a final em Surakarta.

O Brasil é um dos países que mais vezes chegou ao pódio: ficou em terceiro lugar em 1985 e 2017, foi vice em 1995 e 2005 e conquistou o título em quatro anos (1997, 1999, 2003 e 2019). A equipe está neste ano no Grupo C, junto com Inglaterra, Irã e Nova Caledônia.

A estreia do Brasil será neste sábado, às 9h (de Brasília), contra o Irã. Acompanhe a partida em Tempo Real no ge.

A maior vencedora do torneio é a Nigéria, com cinco conquistas. Portanto, a seleção brasileira pode alcançá-la agora em 2023. A equipe africana também ficou em segundo lugar em três ocasiões.

Comandado pelo mesmo técnico Phelipe Leal, o Brasil foi campeão do Sul-Americano Sub-17 em abril deste ano.

Os jogos do Brasil na fase de grupos:

Brasil x Irã – 11/11 (9h)
Brasil x Nova Caledônia – 14/11 (6h)
Inglaterra x Brasil – 17/11 (9h)

A Copa do Mundo Sub-17 acontece a cada dois anos (exceto 2021, por causa da pandemia de Covid) e está em sua 19ª edição. Em 2023, são seis grupos com quatro seleções cada. Avançam para as oitavas de final os dois melhores de cada chave mais os quatro terceiro melhores no geral.

Vários grandes nomes do futebol internacional participaram da Copa do Mundo Sub-17. Entre os brasileiros, pode-se mencionar Neymar, Casemiro, Marquinhos e Alisson.

De outros países, temos o goleiro italiano Buffon, o volante alemão Kroos, o meia Pedri, o atacante inglês Foden, o centroavante nigeriano Osimhen e o ponta sul-coreano Heung-min Son.

Promessas do Mundial Sub-17 de 2023

Kauã Elias (Brasil): O atacante do Fluminense marcou 17 gols em 27 jogos, incluindo cinco em sete partidas do Sul-Americano da categoria (o Brasil foi campeão). Ele foi um dos artilheiros da competição.

Claudio Echeverri (Argentina): O meia do River Plate é conhecido pela sua habilidade com a bola e qualidade de drible. Ele já estreou pelo time principal do clube argentino e se destacou no Sul-Americano Sub-17 deste ano. A Argentina nunca foi campeã mundial da categoria.

Marc Guiu (Espanha): Cria de La Masia, as categorias de base do Barcelona. ele fez quatro gols na última Eurocopa da categoria. Centroavante com qualidade em todos os quesitos.

Assan Ouedraogo (Alemanha): o meio-campista do Schalke 04 foi fundamental para o título da seleção alemã na Euro Sub-17. Foi dele a última cobrança na vitória sobre a França, nos pênaltis, na final.

Por Redação do ge — Jacarta, Indonésia \ GAZETAWEB.COM

FFOTO: Renan Camargo/CBF