A 7ª edição do projeto Vamos Subir a Serra começou nessa sexta-feira (10) e o Governo de Alagoas, por meio de ação conjunta de quatro secretarias de Estado, é parceiro dessa iniciativa, que valoriza a cultura afro-brasileira e fomenta o turismo cultural. O vice-governador Ronaldo Lessa, que representou o governador Paulo Dantas na cerimônia de abertura do evento, destacou a importância do reconhecimento ao legado histórico e cultural dos povos quilombolas.

Ronaldo Lessa ressaltou que o apoio conjunto das secretarias de Estado de Comunicação (Secom), da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), da Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) além de contribuir com a promoção do evento, atende e reflete a agenda transversal adotada pela gestão Paulo Dantas.

“Esse trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas, através de quatro secretarias, nesta sétima edição do Vamos Subir a Serra, é uma das marcas do governador que garante a valorização das nossas raízes”, disse.

Para a realização do evento afro-cultural, a Secom e a Semudh garantiram suporte direto na divulgação e execução das ações estratégicas do evento. Enquanto a Seduc e Selaj disponibilizaram espaços físicos para servir de alojamento aos integrantes do movimento afrodescendente de cidades alagoanas e de outros estados.

Além de destacar a iniciativa do Governo de Alagoas em contribuir para a homenagem e reconhecimento de Zumbi dos Palmares para a história e cultura nacional, o vice-governador frisou ainda as ações inclusivas voltadas à valorização dos quilombolas e dos povos indígenas e às iniciativas para assistência aos vulneráveis. “O Governo do Estado está absolutamente conectado com as questões sociais, e as ações voltadas para a inclusão e o respeito aos povos negros, povos originários e minorias”, afirmou.

VAMOS SUBIR A SERRA

Reconhecido como o maior projeto afro-cultural do Norte-Nordeste, o Vamos Subir a Serra, que é uma iniciativa do Centro de Cultura e Estudos Étnicos – Anajô, chega à sétima edição, com nove dias de atividades.

O evento que teve início na sexta-feira (10), segue até a próxima quarta-feira (15), com ações na Praça Multieventos, na Pajuçara. Entre os dias 16 e 18, as atividades serão na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

O Vamos Subir a Serra é uma celebração que visa homenagear o herói nacional Zumbi dos Palmares, último chefe do Quilombo e demais ancestrais palmarinos.

PRESENTES

Além da secretária da Semudh, Maria Silva, o evento contou com a presença de personalidades políticas locais e também de representatividades da cultura afro e de professores universitários.

Por Marcelo Alves / Agência Alagoas \ TRIBUNA HOJE

Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas