Parlamentar lembra que relatório final da Comissão da qual fez parte e instaurada em 2019 já pedia o indiciamento dos envolvidos

A vereadora Silvania Barbosa (MDB) pediu, na manhã desta quarta-feira (06), a prisão dos responsáveis diretos pelo afundamento de solo provocado pela mineração do sal-gema.

Durante pronunciamento no grande expediente da Sessão Ordinária desta manhã, a parlamentar destacou que o crime ambiental provocado pela mineradora Braskem tem responsáveis e que os mesmos precisam pagar por todos os donos causados à população dos cinco bairros atingidos e pelos prejuízos causados ao município.

A parlamentar lembrou que o relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) entregue em 2019 pela Câmara de Maceió, pedia o indiciamento nas esferas cível e criminal do presidente da Braskem, Fernando Musa, do seu vice-presidente, Marcelo Cerqueira, do diretor de Relações Institucionais, Milton Pradines, e de Álvaro Cezar, diretor industrial de vinílicos da mineradora, assim como destituição de toda diretoria da empresa em Alagoas.

A vereadora enfatizou que para além das indenizações e de todo o suporte aos prejudicados pela exploração desenfreada da mineradora, é preciso também a punição dos responsáveis. A parlamentar se comprometeu de enviar cópia do relatório que contém 40 páginas e é resultado de cinco meses de trabalho, aos vereadores da atual legislatura.

Durante sua fala, Silvania relatou o desdém com que alguns envolvidos trataram há época a CEI, confiantes na impunidade, e lembrou de depoimentos que ela afirmou ter lhe causado ânsia, em razão das falsas informações repassadas pela mineradora. “Causava ânsia. Mentiram na nossa cara”, declarou a vereadora.

POR: ASSESSORIA/AMANDA
FOTO: ASSESSORIA/AMANDA