Ricardo Barbosa é o nome do Partido dos Trabalhadores (PT) que irá disputar a Prefeitura de Maceió nas eleições municipais de 2024. O presidente do partido em Alagoas confirmou à Tribuna Independente que sua pré-candidatura foi anunciada no último sábado (27) durante reunião ampliada do Diretório Municipal de Maceió com participação expressiva da militância petista.

“Foi uma decisão que contou com a unanimidade da direção partidária do Diretório Municipal, composto por várias forças políticas, e todas, sem exceção, manifestaram apoio e homologaram unanimemente o meu nome para concorrer à Prefeitura de Maceió pelo PT. E, obviamente, agora, meu nome vai ser apresentado à Federação, ao PV e ao PC do B, porque na verdade o partido que vai disputar as eleições esse ano será a Federação, não é o PT”, explicou Barbosa.

Ricardo Barbosa, que já foi vereador pelo partido em Maceió, explica ainda que a Federação, composta pelo PT, PV e PC do B, já havia manifestado apoio e solidariedade à decisão que o Partido dos Trabalhadores tomasse.

“Nesta quinta-feira [1°] haverá uma apresentação formal das candidaturas tanto majoritárias quanto proporcionais da Federação. Depois vamos confirmar o local e o horário, mas isso vai ser anunciado publicamente e, a partir daí, nós vamos ter oficializado a candidatura da Federação. Então, eu estou confirmando sim, quero fazer essa disputa de 2024 com o mesmo orgulho, honra e respeito que eu fiz em 2020 pelo PT. Fui candidato a vice-prefeito em 2016 pelo PT, numa chapa com o Paulão”, lembra o petista.

Ricardo Barbosa lembrou ainda que já disputou a Prefeitura de Maceió pelo PSTU e que também já disputou o Governo do Estado.

“E aqui estou disposto a cumprir essa tarefa mais uma vez, compreendendo o momento, que é de fazer a disputa política e também ideológica, a mesma que foi feita em 2022, quando nós arrancamos o país das garras do bolsonarismo, devolvendo o Brasil ao presidente Lula, ao PT e aos partidos aliados. Ninguém se arrepende por conta das mudanças estruturais que estão ocorrendo no Brasil, e a gente pretende fazer isso em Maceió, porque Bolsonaro sai da presidência da República, mas deixa o ‘ovo’. Deixa filhotes espalhados pelas cidades, espalhados pelo país afora e aqui nessa disputa de 2024 nós vamos tentar fazer essa segunda limpeza, disputando a prefeitura com o bolsonarismo direto representado pelo prefeito JHC [PL]”, continuou.

Além do nome para a majoritária, foram apresentados os pré-candidatos que devem compor a chapa de vereadores da Federação Brasil. Dos 28 nomes possíveis da composição, o PT indicou 16.

O lançamento de Ricardo Barbosa veio após terem sido cogitados os nomes do deputado federal Paulão e do deputado estadual Ronaldo Medeiros. Medeiros chegou a ser lançado pré-candidato a prefeito em setembro do ano passado. Mas a pré-candidatura dele foi descartada em 2024.
Em vídeo para as redes sociais, Paulão e Ricardo Barbosa, destacaram a “unificação” do partido em torno da decisão.

Por Thayanne Magalhães – repórter / Tribuna Independente

Foto: Edilson Omena