Nos últimos 2 meses as áreas da Barra Nova a beira do canal da lagoa, em Marechal Deodoro, vêm sofrendo com as elevadas marés, invadindo ruas, derrubando muros e destruindo jardins de casas da região. Na última segunda-feira, a maior maré do ano, de 2.42 metros, deixou um rastro de destruição. A praia da Barra Nova, que fica numa área paradisíaca tendo a sua frente o canal da Lagoa Manguaba, onde uma barra, ou um banco de areia, formada nas proximidades dos recifes, também conhecida como “Prainha”, nos últimos anos se tornou uma defesa natural contra a ação das ondas, correntes e tempestades, mas que também vem sofrendo com os impactos do avanço do mar.

Os recifes da Barra da Lagoa, onde as ondas rebentam dissipando a sua energia, criou uma barra na zona frontal à praia, que por sua vez também dissipa a energia das ondas com sua batimetria gradualmente decrescente, fazendo o espraiamento das ondas. A área em questão é de grande dinâmica onde a abertura da barra periodicamente se desloca devido a fatores naturais existentes no local. Quando ocorre a abertura da barra feita pelo mar, a infraestrutura da orla fica exposta aos efeitos das ondas, provocando a destruição do patrimônio público, privado e ambiental.

O engenheiro Marco Lyra, CEO da Ocean Protections, especialista em proteção costeira, diante do rastro de destruição ocorrido na região, foi procurado pela prefeitura de Marechal Deodoro, para apresentar um projeto, sobretudo, devido ao sucesso alcançado, 15 anos após a construção do Dissipador de Energia Bagwall, engorda natural que ocorreu no trecho onde a obra foi construída, devolvendo a população da Barra Nova a famosa prainha recuperada em sua vegetação de restinga, protegendo o patrimônio público, privado e ambiental.

O que aconteceu é que 15 anos atrás o bagwall induziu a engorda natural da Prainha. Mas atualmente, os problemas enfrentados devido a erosão marinha em novos trechos na Barra Nova, requer a utilização da mesma solução de engenharia, protegendo a propriedade agredida pela erosão marinha, recuperando o perfil praial com a engorda natural, garantindo o acesso da população à praia recreativa e otimizando o custo/benefício.

Segundo o engenheiro, “O Dissipador de Energia Bagwall, uma obra aderente e longitudinal à linha de costa, é uma alternativa eficaz para resolver o problema de adaptação da Barra Nova, frente ao implacável avanço do mar´´.

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Hoje

Foto: Reprodução