A prefeitura de Maceió em ação coordenada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), realizou em apenas três meses, a retirada de mais de 2.600 toneladas de lixo que foram recolhidos nas praias.

Segundo a gestão municipal, são mais de 70 agentes de limpeza atuando na faixa de areia da praia e no calçadão, durante três turnos, coletando, principalmente, materiais como garrafas PET, embalagens de isopor, plásticos e resíduos orgânicos deixados pelos frequentadores da área. Estes itens poderiam ser facilmente descartados nas mais de 100 papeleiras instaladas por toda extensão da orla.

O diretor-presidente da ALURB, Moacir Teófilo, explica que manter a orla limpa e organizada é dever do poder público, mas o cidadão deve participar.

“Infelizmente ainda é muito comum encontrar resíduos diversos descartados de forma irregular. A ALURB oferta opções para o despejo correto, como as papeleiras da orla, mas não são todos que aderem às práticas positivas, como adotar uma sacolinha para levar consigo o lixo gerado”, disse.

Além do recolhimento comum, a Prefeitura iniciou, no começo de abril, a operação da Máquina Saneadora de Praia Rebocável, um equipamento que fica acoplado em um trator e remove pequenos contaminantes, como cigarros, tampas de garrafa e vidros quebrados, que acabam escapando do processo de limpeza diária. Esta máquina penetra até 30 centímetros abaixo do solo para recolher os resíduos e separá-los através de peneiramento. Seu funcionamento está programado para o fim da tarde, quando a faixa de areia está mais vazia.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE