A campanha Outubro Rosa de 2024 começa oficialmente nesta terça-feira, 1° de outubro, trazendo uma série de ações para conscientizar a população sobre o câncer de mama, em Maceió e nos municípios do interior. Na capital, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama realizará o evento de abertura no Maceió Shopping, com palestras que destacam a importância do diagnóstico precoce e a inauguração de um quiosque com produtos feitos por pacientes em tratamento.

Este ano, o tema da Rede Feminina é “Mais informada, mais forte, conhecimento salva vidas”, um chamado para que as mulheres estejam mais preparadas para enfrentar a doença. Maria Eugênia Sales, vice-presidente da Rede, reforçou o papel da informação no combate ao câncer.

“O diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de diminuir a mortalidade. O autoexame é o que mais leva mulheres aos consultórios para investigar”, afirma.

O Outubro Rosa é uma das campanhas mais importantes no calendário da saúde, especialmente porque o câncer de mama continua sendo o tipo que mais mata mulheres no mundo.

“Ganhamos muito em resultados, tanto em tratamentos menos agressivos quanto na redução da mortalidade, mas ainda estamos com um índice muito acelerado de câncer de mama. A conscientização e o diagnóstico precoce, como reforçado pela campanha, continuam sendo as maiores armas para mudar essa realidade”, destaca Maria Eugênia

Segundo Eugênia, ainda há muitas mulheres que acreditam que “câncer de mama é tudo a mesma coisa”, mas a conscientização sobre os diferentes tipos de câncer é essencial para garantir o tratamento adequado.

“Muitas mulheres ainda têm a ideia de que câncer de mama é tudo a mesma coisa, mas temos vários tipos. Esse conhecimento é muito relevante. O diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de diminuir a mortalidade”

No dia 10 de outubro, no Centro de Maceió, ocorrerá uma grande mobilização com tendas de saúde, onde acadêmicos de enfermagem realizarão aferição de pressão e medição de glicemia. Além disso, haverá panfletagem e informações sobre a importância do diagnóstico precoce. Já no dia 27, na Rua Aberta da Ponta Verde, a campanha oferecerá atividades de bem-estar, como aulas de yoga, funcional e alongamento.

“Somos um braço da Santa Casa, uma casa de apoio que hospeda pacientes do interior do estado que vêm à capital para radioterapia e quimioterapia”, explica Maria Eugênia Sales. A Rede Feminina oferece refeições, assistência 24 horas de enfermagem e apoio psicológico para pacientes e acompanhantes. Diariamente, são servidos 150 lanches aos pacientes que, muitas vezes, chegam para os tratamentos sem alimentação. “A gente sabe que é uma necessidade deles, porque muitos saem de madrugada de casa, sem ter comido nada e precisam desse alimento para iniciar as sessão”, acrescenta Eugênia.

Além do acolhimento, a Rede também atua na prevenção com ações educativas, palestras em escolas e municípios, além de oficinas de artesanato e brechó para as pacientes em tratamento.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também preparou uma extensa programação para o Outubro Rosa. As atividades começam nesta terça-feira (1°) com uma abertura voltada para os profissionais de saúde da atenção primária dos 102 municípios alagoanos. “A abertura estadual será no Centro de Tecnologia e Inovação, no Jaraguá, às 8h, onde teremos palestras para iniciar a campanha, é o start para a campanha que ocorre em todos os municípios”, explica Lavínia Helena, coordenadora da saúde da mulher da Sesau.

Outro destaque é a Arena Sesau, que será montada no dia 13 na Rua Aberta da Ponta Verde. “Profissionais de saúde farão exames clínicos das mamas e entregarão autorizações para mamografias no Hospital da Mulher”, adianta Lavínia.

As mulheres que passarem pelo local poderão realizar uma avaliação e, se necessário, sair com a solicitação para a realização do exame. Além disso, haverá testes rápidos, momentos de relaxamento e palestras sobre autocuidado, em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A Sesau também firmou uma parceria com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para levar mulheres privadas de liberdade ao Hospital da Mulher para a realização de exames preventivos.

No estado, a mamografia é oferecida gratuitamente no Hospital da Mulher em Maceió, onde são realizados mais de 50 exames por dia. A oferta também está disponível no Hospital Regional da Mata, no Hospital do Alto Sertão e no Cedim (Centro de Diagnóstico e Imagem) da Uncisal.

GAZETAWEB.COM \ Tatianne Brandão

FOTO: iStock/Divulgação/Educa SC