Não está sendo uma tarefa fácil – conforme informações de bastidores – para o governador Renan Filho (MDB) recompor com a base na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

No papel, o governo tem a maioria dos parlamentares na chamada base governista, mas na prática, há um sentimento de muitos se posicionarem de forma “independente” nas votações de interesse do Executivo.

Esse cenário já foi visto em uma recente apreciação de veto em que a deputada estadual Jó Pereira (MDB) acabou – ainda que sem querer – capitaneando a maioria dos votos para a oposição. Renan Filho foi derrotado naquele veto, o que gerou a revolta do deputado estadual Olavo Calheiros (MDB), que é tio do governador.

É que muitos parlamentares não se sentem agraciados pelo governo. É um desafio a mais – dentro da Casa de Tavares Bastos – para o deputado estadual Sílvio Camelo (PV), que é líder do Executivo no parlamento. Todavia, também será uma pauta para o Gabinete Civil, agora com Fábio Farias no comando.

O Executivo já aponta para ter conversas com deputados da oposição, como é o caso de Davi Maia (Democratas). Se surtirá efeito ou não, é outra história. Na legislatura passada, quando a oposição era menor, o governo estadual tentou de tudo para atrair o deputado estadual Bruno Toledo (PROS), mas não conseguiu.

O governo também quer estreitar laços com o presidente da Casa, o deputado estadual Marcelo Victor (Solidariedade). Lá atrás, Victor não era a escolha de Renan Filho, que tentou construir a candidatura de Olavo Calheiros para a presidência do Legislativo, mas este foi descartado. O presidente da Assembleia vem cumprindo seus acordos com a oposição, inclusive permitindo que esta cresça em articulação e espaço político dentro do parlamento estadual.

Os aliados querem mais espaço. O PRTB – por exemplo – está na bronca, pois apesar da indicação para a pasta de Ciência e Tecnologia ter sido da deputada estadual Fátima Canuto (PRTB), não foi – segundo os demais membros da legenda – uma composição partidária.

A base governista demora para ter acesso aos cargos. Por outro lado, uma das primeiras contempladas – a deputada Jó Pereira – continua fazendo questão de ser “independente”. Os Pereiras estão no governo com a pasta do Meio Ambiente e a parlamentar foi privilegiada no MDB. Só que isso não fez com que Jó Pereira deixasse de lado as pretensões de traçar planos maiores. Há quem diga que ela se prepara para disputar o Senado Federal.

Se Jó Pereira mira no Senado terá pela frente um confronto direto com o governador Renan Filho, que deve ser candidato ao mesmo cargo.  Isso incomoda os deputados estaduais que se dizem mais leais ao Executivo, mas que não possuem espaços semelhantes.

CADA MINUTO