width=

A partir da próxima sexta-feira, dia 25/03, peregrinos de vários estados brasileiros irão percorrer parte das localidades em que viveu o líder quilombola Zumbi dos Palmares, no Século XVII. O Caminho Zumbi dos Palmares irá ocorrer nas cidades de Viçosa-AL e União dos Palmares-AL, e ao todo serão 70 quilômetros de caminhada durante os quatro dias de programação. No percurso estão locais como a Serra da Barriga, Quilombo Muquém, Engenho Anhumas e Serra Dois Irmãos.

O Caminho começou a ser colocado no papel há exatos oito anos por Vera Lucia Castro, professora aposentada da UFAL e peregrina há muitos anos. Vera já participou de caminhos na Espanha (Santiago de Compostela), França, Alemanha, Japão, Argentina e vários estados do Brasil. A professora já organiza em Alagoas desde 2008 o Caminho Laguna Mar, com 105 km de caminhada durante 5 dias às margens das Lagoas Mundaú e Manguaba, e das praias do Francês e Barra de São Miguel.

A ideia de Vera Lúcia de colocar em prática um caminho que envolvesse um projeto histórico-cultural de grande relevância para Alagoas começou a ser colocada em prática durante o período de isolamento da pandemia, quando ela convidou outras três peregrinas para participar do projeto. Elessandra Dias, Ana Lucia Viana e Daniela Bulhões aceitaram o convite e passaram a planejar o Caminho em parceria com Vera. O projeto também teve apoio das prefeituras de União dos Palmares e Viçosa, além do Instituto Federal de Alagoas, o IFAL.

O sucesso foi imediato, tanto que as 30 vagas disponíveis para esta primeira edição foram preenchidas rapidamente com peregrinos dos estados de AL, SE, BA, SP, RJ, PE, RN, SC, RS, PB e também do DF. Outras duas edições do Caminho Zumbi dos Palmares já estão programadas para acontecer nos próximos meses de abril e outubro.

O percurso definido pela equipe envolve trilhas históricas em trechos de serra e mata atlântica nos municípios de União dos Palmares e Viçosa. Todos os 70 km serão acompanhados por carro de apoio e quatro guias, sendo dois do Corpo de Bombeiros.

Os primeiros quilômetros do Caminho serão feitos na subida da Serra da Barriga até o Memorial Quilombo dos Palmares, local em que um guia turístico irá contar aos participantes toda a história do quilombo e de Zumbi. No mesmo dia o grupo irá visitar o Quilombo Muquém, o maior do Brasil, onde haverá apresentação de música africana por um grupo da comunidade e ainda a exposição dos trabalhos com cerâmica de sete artesãos locais.

No segundo dia os peregrinos irão fazer um percurso de 17 km pela Mata Atlântica entre a Serra da Barriga e o Engenho Anhumas. No local será apresentado ao grupo os integrantes da Comunidade Quilombola Filús, considerado o quilombo mais geograficamente isolado do estado e lembrado pelo alto número de pessoas albinas. No local os peregrinos irão distribuir protetores solares e camisas com proteção UV adquiridas a partir da venda do livro “Histórias compartilhadas – peregrinos e hospitaleira voluntária”, escrito por Vera Lucia Castro a partir de sua experiência como hospitaleira por três vezes no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. De lá o grupo segue para Viçosa em um micro-ônibus.

No terceiro dia serão percorridos 21 km em trilhas dentro do município de Viçosa. Já no quarto e último dia os peregrinos seguem até a Serra Dois Irmãos, ainda em Viçosa, onde historiadores acreditam ser o local em que morreu Zumbi dos Palmares no dia 20 de novembro de 1695. O caminho termina na serra com uma celebração envolvendo todos os participantes.

Serviço – Caminho Zumbi dos Palmares Período:

de 24 a 28 de março de 2022 Local
União dos Palmares e Viçosa Informações
Vera Lúcia – (61) 98287-9613
Perfil no Instagram: @caminhozumbidospalmares

TNH1.COM

FOTO: Divulgação