Marechal Deodoro se tornou a capital de Alagoas nesta quinta-feira (15). Berço do proclamador da República, a cidade passa a receber, como acontece todos os anos, toda a estrutura de governo, em um dia cheio de solenidades oficiais e até desfile de bandas.

Segundo o governador em exercício, Luciano Barbosa, a transferência do governo para Marechal Deodoro é uma homenagem ao alagoano que “cumpriu uma grande tarefa ao povo brasileiro com a Proclamação da República”.

“Não poderíamos deixar passar um momento como esse. Sempre temos notícias que não são tão boas e é preciso que os bons momentos sejam repercutidos. Temos grandes alagoanos como Marechal  Deodoro, Floriano Peixoto, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, entre tantos, e é importante que todos conheçam essas pessoas. Trazer a capital do estado para Marechal Deodoro é uma grande satisfação”, destacou Luciano Barbosa.

Ele também lembrou que, do ponto de vista da política, “tudo começou em Marechal Deodoro” e, por isso, é sempre importante retornar à cidade.

“Retornar também é importante pela importância histórica de Marechal Deodoro, inclusive com a história da cidade, independentemente da vida de Deodoro. É uma cidade histórica. Nós temos um passado e, tendo passado, precisamos ter memória. É importante vir a Marechal, ir a Matriz do Camaragibe e Delmiro Gouveia, cidades que ajudaram a construir nossa história”, pontuou.

O prefeito de Marechal, Cláudio Cacau Filho, afirmou ser um grande orgulho para a cidade poder se tornar sede do Governo de Alagoas nesta data. “Sempre temos exaltado o nome de Marechal Deodoro e a cidade tem se tornado, cada vez mais, um ponto de visitação turística para poder enaltecer e resgatar a história do Brasil”, afirmou o gestor municipal.

A população compareceu em peso ao evento realizado na cidade na manhã desta quinta. O governador em exercício e o prefeito de Marechal colocaram uma coroa de flores no busto do Proclamador da República e, em seguida, participaram de uma solenidade junto a outras autoridades.

A programação contou com assinatura do documento de transferência da sede do governo e desfile de bandas de fanfarra da cidade. Haverá ainda uma visita à casa que foi de Marechal Deodoro, onde hoje funciona um museu.

Entre os moradores da cidade, o momento é de festa. Muitas pessoas saíram de casa para acompanhar, com entusiasmo, os desfiles das bandas. Mesmo debaixo do sol, elas esperaram e aplaudiram a passagem dos músicos da cidade.

Seu José Rocha foi com o netinho no colo. “Acho muito legal essa iniciativa. A população se sente prestigiada e os músicos da cidade também. Temos muitas filarmônicas e é sempre um prazer poder ver o desfile delas”, afirmou.

GAZETAWEB.COM