O mês de dezembro em Maceió é sinônimo de celebração. Neste período em que começa oficialmente o verão e a cidade está cheia de turistas, a capital alagoana oferece um calendário recheado de eventos para os mais diversos públicos. Neste ano, o Natal dos Folguedos – realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas – ganhou destaque na programação natalina, mas vários outros eventos acontecem paralelamente na cidade.

Além de uma iluminação com dezenas de coqueiros, postes e árvores decorados com diferentes tipos de pisca-pisca, enfeites, casa do Papai Noel e uma árvore de Natal de 23 metros de altura que deixam a orla ainda mais bonita, a cidade oferece diversas opções de programação em shoppings, hotéis, restaurantes e espaços públicos.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, a proposta é que o destino amplie a temporada turística com um consistente trabalho de promoção realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com o trade turístico local.

“Dezembro é sempre muito movimentado na capital alagoana, sob a perspectiva do comércio e dos serviços, que são impulsionados também pelo fluxo de visitantes na cidade. Para o Turismo de Maceió, a alta temporada, que compreende de dezembro a fevereiro ou março, a depender do período carnavalesco, nos mostra o resultado de todo o trabalho de fomento realizado ao longo do ano, tanto na promoção quanto na estruturação do destino”, explicou o secretário.

O gestor se refere às ações promocionais realizadas em parceria com grandes operadoras, agentes de viagem e demais parceiros comerciais, além da divulgação maciça dos atrativos do destino ao público final, por meio das redes sociais e uma agenda forte da Prefeitura destinada à qualificação e estruturação do destino.

Confira os principais destaques da programação natalina na cidade:

Natal dos Folguedos

O evento, que começou no último dia 7, segue para o terceiro e último fim de semana da programação. As últimas apresentações dos folguedos acontecem na sexta (21), no sábado (22) e domingo (23), quando o Natal dos Folguedos 2018 encerra as atividades com um grande cortejo pela orla.

Na sexta se apresentam os grupos de bumba meu boi, axé e Bumbá Alagoano, Fandango do Pontal e Baianas Ganga Zumba. Já no sábado, se apresentam o Pastoril Coração de Jesus e Boi Águia da Zona Sul. O show da noite traz o forró de Anderson Fidélis & Cabroeira.

No domingo (23), dia do encerramento, mais de 30 grupos de folguedos vão desfilar partindo da orla de Ponta Verde até o Iate Clube Pajussara, com diversas apresentações durante o percurso.

Concertos

Também neste fim de semana, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), promove concertos de música clássica para celebrar o Natal. A programação tem início na sexta (21), a partir das 17h, no Parque do Horto, e conta com apresentações do Coretfal, Orquestra Filarmônica de Alagoas e coro Ero Dictus.

No sábado (22), o concerto natalino acontece a partir das 18h, na Praça Multieventos, orla de Pajuçara, onde se apresentam o Coretfal, a Orquestra Filarmônica de Alagoas, coro Ero Dictus e os solistas Elvira Rebel, Diogo Oliveira e Fellipe Oliveira.

Já domingo (23), também a partir das 18h, estas mesmas atrações serão apresentadas no Papódromo, no Trapiche da Barra.

Natal na Avenida da Paz

Conta com a participação de crianças de instituições públicas e beneficentes e uma programação que inclui iluminação temática, instalação de duas árvores natalinas de 10 metros de altura, bem como apresentações artísticas.

Nesta quinta (20), as apresentações acontecem na Praça Marcílio Dias, a partir das 18h30, e ficam por conta do Coral do lar São Domingos, Orquestra Pequenos Músicos de Jaraguá e Show com Heberth Azzul e Quarteto.

Na próxima sexta (28), após o Natal, a banda Cazuadinha, com seu repertório infantil contagiante, assume um trio elétrico em um percurso que vai da Avenida da Paz até a Praia do Sobral.

E no dia 5 de janeiro, o Coral do Lar São Domingos se apresenta na Praça Marcílio Dias, novamente ao lado da Orquestra Pequenos Músicos de Jaraguá, Heberth Azzul e Quarteto.

Hotéis

Diversos hotéis da capital alagoana também preparam programação especial e muitos devem abrir para a ceia na véspera e ou no dia de Natal. É o caso do Maceió Mar Hotel, que trará a tradicional Cantata Natalina para se apresentar às 19h30 do dia 25, um grande coro com mais de cem vozes, além de orquestra, banda, teatro e dança.

Na véspera, maceioenses e turistas terão opções de ceia no Hotel Best Western Premier, que oferecerá buffet das 20h30 às 00h30, com show da banda Divina Super Nova; no Hotel Ponta Verde, que abrirá de 19h às 23h; e no Mercure Hotel, que terá ceia natalina das 20h a 1h, com música ao vivo. Além desses, outros hotéis oferecem programação natalina em diferentes datas.

Bares e Restaurantes

Assim como os empreendimentos hoteleiros, muitos bares e restaurantes também devem abrir no horário da ceia de Natal, como é o caso do Anamá, Churrascaria Brach Prime, Filé do Zezé, Churrascaria Sal e Brasa, entre outros.

Shoppings

Além de caprichada decoração natalina, os principais shoppings de Maceió contam com uma programação que envolve concertos, coros, chegada do Papai Noel e diversas promoções para os clientes.

Entre os destaques dos próximos dias, estão as apresentações de corais no Maceió Shopping. Nesta quinta (20), às 19h, se apresenta o Coro Prisma de Maceió; na sexta (21), o Coral de Missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, às 18h; no sábado (22), o coro IBK da Igreja Batista Koinonia; e domingo (23), o Coro Luz Encanto, às 17h, encerra a programação natalina.

ALAGOAS 24 HORAS