Tribunal de Contas de Alagoas (TC) vai pagar o reajuste dos servidores em folha suplementar, nesta quarta-feira (23), referente ao aumento de 2,97%. Em nota direcionada aos funcionários (confira aqui), o presidente do TC, conselheiro Otávio Lessa, explica as negociações com o governo do Estado para a concessão do reajuste, que, segundo ele, avançaram apesar dos impasses.

O percentual de reajuste é um pouco maior ao que foi concedido aos servidores públicos estaduais em junho do ano passado, fixado em 2,95%. Na época, os salários do governador Renan Filho (MDB) e do vice Luciano Barbosa (MDB) também passaram por reajuste – os vencimentos de ambos estavam congelados em R$ 22.051,95 desde 2017.

Plataforma digital

O TC também divulgou que se uniu ao Tribunal de Justiça (TJ) para implantação do Sistema Administrativo Integrado (SAI). A plataforma é utilizada pelo TJ desde 2015 e será cedida ao TC.

No último dia 14, o presidente do TJ, desembargador Tutmés Airan propôs ao conselheiro Otávio Lessa um convênio para cessão gratuita do SAI. Segundo o desembargador, o objetivo é reduzir ou acabar com o uso de papel para envio de cópias de processos ao Tribunal de Contas.

De acordo com o subdiretor-geral do TJ, Walter Silva, o uso vai dar um ganho de economia e eficiência para o Poder Judiciário. Os processos demoravam cerca de 2 a 4 dias para irem do TJ ao Tribunal de Contas, e com a plataforma, serão enviados aos gestores de forma imediata, além de reduzir o uso de papel com as cópias dos processos.

“A gente ressalta uma economia mínima de R$ 55 mil por ano, só com os insumos que envolvem o envio dos processos licitatórios e convênios do TJ para o TC. O Tribunal de Contas possivelmente vai poder aproveitar esse sistema para o fluxo interno deles, então não é tão somente receber a nossa demanda, eles vão poder dar andamento e processar internamente”, explica o subdiretor-geral.

Ainda não há uma data para que o sistema seja efetivamente implantado, o que requererá a assinatura de um convênio entre as instituições. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, José Baptista, é necessário ainda um estudo para analisar em que áreas a plataforma utilizada. Para ele, “a implantação deve ser feita com atenção, por remodelar todo o fluxo de trabalho da instituição”.

O presidente do TC, Otávio Lessa, destaca a facilidade que a plataforma vai fornecer ao trabalho de gestores e advogados. “Não precisa estar aqui no Tribunal, se deslocar, gastar recursos da Prefeitura e tempo para vir fazer uma petição. Com a possibilidade que a gente tem através do TJ de pegar o sistema já pronto e acoplar ao nosso, a gente vai ganhar muito tempo”, ressalta.

 

Por Da Redação | Portal Gazetaweb.com