A maioria dos problemas nas unhas é causada por ações indevidas, desde manipular o roer até o uso excessivo de removedores de esmalte, colas e outras substâncias químicas prejudiciais. Em alguns casos, porém, os problemas nas unhas são principalmente um sinal de deficiência nutricional ou doença.

Invista nas proteínas

Para produzir queratina, uma proteína resistente que é o principal componente da pele, do cabelo e das unhas, o corpo precisa de proteínas de alta qualidade. Elas são geralmente encontradas em carnes magras, aves, peixes, frutos do mar e outros produtos de origem animal. Uma associação de grãos e leguminosas também oferece proteínas completas.

Acrescente alimentos ricos em ferro

Um problema bastante comum das unhas relacionado à nutrição é anemia, por deficiência de ferro ou por outra causa, na qual o sangue não leva nutrientes suficientes para as unhas. O aumento do consumo de alimentos ricos em ferro – carnes magras, aves, ovos, frutos do mar, damasco seco e cereais e pães fortificados e enriquecidos – pode ser suficientes para curar uma leve anemia por deficiência de ferro.

Mas é preciso consultar um médico para verificar se a anemia é causada por outras deficiências nutricionais ou por um sangramento crônico oculto. Nunca tome suplementos de ferro por conta própria; eles podem causar intoxicação e muitos outros problemas graves.

Elimine problemas nas unhas com vitamina C

A vitamina C ajuda o corpo humano a absorver o ferro de origem vegetal. Portanto, uma alimentação balanceada deve incluir frutas cítricas e várias outras frutas e hortaliças frescas que são fontes dessa vitamina.

Não se esqueça do folato

Alguns tipos de anemia que afetam as unhas são certamente causados por deficiência de folato. Ela é uma vitamina essencial do complexo B. Veja alguns alimentos que contém folato:

  • Grãos integrais;
  • Leguminosas;
  • Verduras folhosas verde-escuras;
  • Ervilha;
  • Nozes;
  • Castanhas;
  • Suco de laranja.

Reforce os ácidos graxos essenciais

Se suas unhas são frágeis ou descamam, a solução talvez provavelmente seja aumentar os níveis de ácidos graxos essenciais. Eles são encontrados em alimentos como peixes gordurosos e linhaças.

Tenha unhas fortes como o casco dos cavalos

Há muito tempo, veterinários descobriram que a biotina fortalecia o casco dos cavalos, que também contêm queratina. Em um estudo, pesquisadores suíços constataram que as pessoas que tomaram 2,5 mg de biotina por dia durante 5,5 meses tinham unhas mais fortes e duras que aqueles que não a ingeriam. Além disso, um estudo americano mostrou melhora em 63% das pessoas com unhas fracas tratadas com biotina.

Além da dieta: entenda como práticas saudáveis podem melhorar as unhas

As dicas abaixo são úteis para o cuidado das unhas no dia a dia e para preservá-las de danos:

Hidrate as unhas

Massageie um pouco de vaselina, óleo de rícino ou azeite de oliva na cutícula e na pele ao redor das unhas toda noite antes de se deitar ou assim que notar que as unhas estão ressecadas.

Sempre use luvas de borracha ao limpar a casa ou lavar a louça

A maioria das tarefas domésticas, desde cuidar do jardim até limpar o banheiro ou lavar a louça, estraga as unhas. Nesse sentido, proteja os dedos da sujeita e dos produtos de limpeza agressivos com luvas de vinil durante os afazeres domésticos.