A partir desta terça-feira (30), a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) dará início a mais uma etapa da duplicação da rodovia AL-101 Norte com as obras no trecho III, entre os bairros de Jacarecica e Garça Torta, com 3,5 quilômetros de extensão.

As atividades desta nova fase terão início com a demolição da antiga ponte de Jacarecica, que dará espaço à construção de uma ponte mais elevada no mesmo local. Para que os serviços sejam executados, será necessária uma nova intervenção em dois trechos distintos no tráfego da região, no sentido Pierre Chalita – Litoral Norte, em Jacarecica. Os desvios começam a valer a partir das 14h e estão previstos para durarem cerca de 180 dias

A mudança na região terá o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que estarão no local auxiliando na fluidez do trânsito e na segurança dos pedestres durante os primeiros dias do novo desvio.

De acordo com Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, os trechos que sofrerão desvios contarão com sinalização horizontal e vertical. Ele salienta, ainda, que os desvios do trânsito em Jacarecica estão sendo realizados de forma planejada, buscando causar o mínimo de transtornos na região.

“Para esses desvios foram adotadas as mesmas medidas de segurança das fases anteriores, como a implantação de sinalização em toda a área para garantir segurança aos motoristas e pedestres. Esta é uma etapa complexa da obra e que vai exigir o máximo da compreensão dos motoristas durante o período de intervenção, já que haverá interdição da ponte antiga para que seja demolida e construída uma nova, mais elevada, no mesmo local”, detalhou Alcides.

Entenda os desvios

Sentido Pierre Chalita – Litoral Norte:

Os motoristas que descem a Avenida Pierre Chalita em direção ao Litoral Norte não poderão mais virar à esquerda após passar por baixo do viaduto. Agora, os condutores deverão seguir em frente, pegar a via litorânea sentido Centro e fazer o retorno na Escola Fazendária, já que a faixa usada anteriormente com o mesmo fim será interditada para demolição da ponte.

Retorno após a ponte de Jacarecica (acesso à comunidade Vale do Jacarecica):

Os motoristas que precisarem retornar após passar pela ponte de Jacarecica deverão seguir até a altura do Opium Motel, onde encontrarão a faixa de retorno. O mesmo serve para aqueles que desejarem acessar a comunidade Vale do Jacarecica – o acesso anterior, que seria virar à esquerda logo após o semáforo no fim da ponte, não estará mais em funcionamento.

 

Por Portal Gazetaweb, com assessoria