A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu alerta meteorológico especial nesta quarta-feira (22) tendo em vista o volume de chuva acumulada de 62 milímetros nas últimas horas em Maceió. A Defesa Civil Municipal informou que está monitorando os bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, que sofrem com instabilidades no solo.

A previsão para o restante do dia é que o tempo deve continuar com sol entre nuvens, com clima seco, e temperatura máxima de 31° C. Podendo ter chuva no período da noite, mas não com a mesma intensidade da noite anterior e desta madrugada.

De acordo com o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, o meteorologista Vinícius Pinho, choveu, nas últimas 12h, 62 milímetros. As chuvas não elevaram os riscos de transbordamento das principais bacias hidrográficas do Estado, e também não impactou nos níveis das lagoas.

De acordo com o comunicado, a instabilidade sobre o leste de Alagoas, e Oceano Atlântico próximo à costa do estado de Alagoas, provoca chuvas de intensidade fraca à moderada e algumas pancadas intensas em pontos isolados do Litoral. Com atenção especial à região Metropolitana durante a madrugada e manhã de hoje, podendo se estender até a tarde.

“Nas outras regiões ambientais, segundo o alerta, existe a previsão de chuvas fracas intercaladas com períodos de tempo seco. Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas e movimentações de massa em áreas de encosta”, frisa o aviso.

Conforme o protocolo de monitoramento e alerta para o município de Maceió, existe a previsão de chuva acumulada que ultrapassará 70 mm até o final do dia.

Ressalta-se ainda, que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo. A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Com informações da Sala de Alerta – Rede de Monitoramento Hidrometeorológico de Alagoas – SEMARH / Agência Nacional de Águas – ANA

Fonte: Tribuna Hoje