paralisação dos jornalistas alagoanos vem mostrando uma face que poucos conhecem de algumas empresas de comunicação. Um dia após deliberar – em assembleia –, pela manutenção da greve, a direção da TV Pajuçara determinou que as mobilizações contrárias à redução do piso salarial fossem filmadas.

Enquanto os profissionais da comunicação usavam da perspicácia para mostrar à população os motivos da greve em mais um dia de protestos ordeiros, uma equipe da TV Pajuçara gravava tudo o que ocorrida na porta da empresa.

A TV Pajuçara, afiliada da Rede Record, do Pajuçara Sistema de Comunicação, é uma das empresas que propôs a redução do piso salarial em 40%. Os profissionais, por sua vez, discordaram da postura financeira apresentada pela TV, uma vez que não houve entendimentos entre a empresa e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal).

Enquanto os profissionais estavam reivindicando melhorias salariais em conjunto com outros jornalistas, estudantes e estagiários que também aderiram à greve, a equipe seguia durante a manhã da última sexta-feira registrando todos os atos e passos. A determinação da TV Pajuçara, no entanto, não desmobilizou a categoria. Durante todo o dia, o piquete manteve a greve em plena atividade.

A Tribuna tentou contato com a direção da TV Pajuçara para saber se o monitoramento seria para promover alguma intimidação aos profissionais que lutam por seus direitos, mas não conseguiu contato.

APOIO

A greve dos jornalistas alagoanos tem revelado, ainda, uma série de apoios conquistados nas ruas. Quem passa pelas mobilizações tem buzinado, acenando com sinais de positivo para a categoria.

Tem sido assim nos piquetes formados em frente às TVs Gazeta, Pajuçara e Ponta Verde. Além desses locais, os jornalistas estão estendendo as faixas de greve quando os finais fecham. A cada gesto, a população aplaude e apoia.

Ainda no contexto dos apoios, outras categorias e entidades também mostram que estão ao lado dos jornalistas na questão da greve. Sindicatos têm liberado notas oficiais; policiais civis e militares estão sentindo falta de uma cobertura responsável e conteúdos bem apurados nos telejornais diários.

Fonte: TRIBUNA HOJE Nigel Santana – Editor de Política