O departamento de fisiologia do CSA sinalizou e o técnico Argel Fucks poderá poupar o polivalente Apodi, contra o Goiás, no Serra Dourada, neste sábado (12), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A justificativa é simples: muitos jogos em sequência elevaram o nível de CK (Creatina Quinase), o que pode levar o jogador a uma lesão muscular grave.

Contra o Internacional, nessa quarta-feira (9), o jogador de 32 anos foi substituído aos 24 minutos do 2º tempo, dando lugar ao atacante Bruno Alves, já por conta do desgaste físico. Fato que não ocorria desde a partida contra o Cruzeiro, na 16ª rodada. Depois disso, o jogador atuou todos os minutos contra Bahia, Chapecoense, São Paulo, Ceará, Palmeiras, Santos e Avaí.

“Não sabemos se levaremos ele para o jogo contra o Goiás. O Apodi não é uma máquina. É um ser humano, e está cansado. A sequência é muito forte. O jogo é sábado, num calor muito forte em Goiânia”, disse Argel, em coletiva pós-vitória por 1×0 sobre o Inter.

Apesar de ser uma atitude coerente da comissão técnica maruja, a ausência de Apodi fará Fucks abrir mão de uma das peças fundamentais na reação do Azulão na fuga da zona de rebaixamento da Série A. Sob o comando de Argel, o lateral atuou em todas as 14 partidas, fazendo três gols, dando uma assistência, além de ter participado de outras quatro jogadas que resultaram em gol para o CSA.

O bom aproveitamento de Apodi se deu após a chegada de Argel Fucks, que resolveu utilizar a velocidade do atleta para improvisá-lo na ponta direita, deslocando o volante Dawhan para a lateral. A nova roupagem no esquema tático não apenas deu um novo gás ao Azulão como também enalteceu a qualidade técnica de Apodi, autor do terceiro gol marujo sobre o Avaí, depois de uma arrancada de aproximadamente 50 metros, aos 48 minutos do segundo tempo.

“O Apodi é um jogador diferente. É um jogador que qualquer treinador gostaria de ter porque ele é tão versátil que joga em qualquer posição. Ele joga e desempenha com qualidade. Então, ele é fundamental. Acho que a gente tem que ressaltar a importância da parte coletiva, mas o Apodi já vem jogando aí e tirando esse coelho da cartola, mudando o repertório tático”, elogiou Fucks.

Caso realmente Apodi seja poupado, Argel poderá apenas trocar uma peça por outra, promovendo a entrada do atacante Bruno Alves – bem como fez contra o Inter. Ou então se resguardar um pouco mais, já que o confronto é longe de Maceió, escalando o volante Jean Kléber, formando uma trinca na volância junto com Naldo e João Vitor.

Fora da zona de rebaixamento pela segunda vez no Brasileirão, o CSA ocupa a 16ª posição, com 25 pontos. O Goiás, por sua vez, é o 10º colocado, com 33 pontos somados.

GAZETAWEB.COM