Em vez de descartar no lixo comum, medicamentos, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, óleo de cozinha devem ser depositados em pontos de coleta especiais. Eles são classificados como resíduos especiais, em decorrência da sua composição tóxica, e não devem ser descartados junto ao lixo comum produzido diariamente em sua casa ou trabalho para evitar danos ambientais. Por isso, fazem parte da logística reversa e contam com locais específicos para o descarte em estabelecimentos comerciais privados em diversos pontos de Maceió.

A logística reversa é um conceito mundial que, no Brasil, foi instituído entre os princípios e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em 2010 por meio do Decreto Nº 7.404. Segundo a definição, trata-se de um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

“A logística reversa estabelece a responsabilidade compartilhada em relação ao descarte, tratamento e destinação final dos resíduos especiais. De forma simples, todos da sociedade têm suas obrigações com o resíduo gerado, desde o consumidor até o fabricante, incluindo ainda o poder público. Se eu compro um pneu, por exemplo, tenho que devolvê-lo ao estabelecimento no qual foi adquirido para que o comerciante retorne o material ao fabricante e assim seja reaproveitado ou reciclado. A logística reversa é um processo imprescindível ao desenvolvimento sustentável do planeta, além de ser um importante mecanismo econômico para as empresas e consumidores”, explica Gustavo Acioli Torres, que é titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Na prática, a logística reversa para o cidadão é simples e deve fazer parte da rotina, a partir da separação adequada do lixo doméstico. Assim como os resíduos recicláveis, que devem ser separados e entregues às cooperativas de catadores ou descartados em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), os resíduos especiais também devem ser separados e não descartados junto ao lixo orgânico. “O papel do consumidor neste processo é simples: separar e devolver estes produtos em locais específicos, definidos por comerciantes ou distribuidores, para que os fabricantes ou importadores façam sua parte, que é dar a destinação adequada e sustentável ao resíduo, seja de reaproveitamento ou reciclagem”, completa Torres.

Em Maceió, o cidadão deve colaborar com a logística reversa nos seguintes pontos:

Eletroeletrônicos (todos os tipos de aparelho, exceto fogão e geladeira)

1 – Bio Digital (82) 9648-7044 / 8705-9133 / 9157-8481

Rua Eliete Rolemberg de Figueiredo, 476-E – Clima Bom

2 – O descarte de fogão e geladeira pode ser solicitado gratuitamente à Sudes por meio do número 0800 082 2600. A partir da solicitação, o caminhão de volumosos do órgão é encaminhado em até cinco dias para a coleta na residência do solicitante.

3 – Cooperativas

Cooperativa dos Recicladores de Alagoas – COOPREL Serraria

Endereço: Av. Menino Marcelo, 6001, Antares, Serraria

Fone: (82) 9933-2478

Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió – COOPLUM

Endereço: Rod. AL-101 Norte, Km 3,5, Jacarecica

Fone: (82) 9 9670-9604

Cooperativa dos Catadores da Vila Emater – COOPVILA

Endereço: Rua Livramento, s/n, Vila Emater, Jacarecica

Fone: (82) 9 9948-4731

Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis – COOPREL Benedito Bentes

Endereço: Conjunto Freitas Neto, s/n, Benedito Bentes II

Fone: (82) 9 8883-9930

Pilhas e baterias

1 – Fabricantes de celulares (bateria de celular)

2 – Supermercados (pilhas e baterias)

3 – Banco Santander, C&A

4 – Qualitec – 3313-8009/ 3032-3939 (há custo para entregar)

Lâmpadas, efluentes fotoquímicos (revelador e fixador) e pilhas e baterias

1 – Unicompra, Incomel, Extra, Tupã, Paragominas, Carajás.

2 – Qualitec – 3032-3939 Rua Celso Piatti, 472, Jaraguá – cobra para receber o resíduo

Óleo de cozinha

1 – RCW – 9327-1114 – 8172-4441 (Coleta a partir de 50 litros)

2 – Cooperativas de catadores

Medicamentos vencidos

1 – Ao Pharmacêutico – Av. João Davino

2 – Devolver ao local onde comprou

Pneus inservíveis

1 – Van Borracharia – Av. Djalma Fragoso de Alencar, 19, Jardim Petrópolis II, no bairro de Chã da Jaqueira

GAZETAWEB.COM