Os pontos de atendimento instalados em Maceió para realizar a triagem de pacientes com suspeita do novo coronavírus (Covid-19) já atenderam mais de 10 mil cidadãos com síndromes gripais. Destes, cerca de 3.500 foram submetidos a testes rápidos para detectar a presença do vírus.

A UBS Walter Moura de Lima realizou 1.713 exames, dos quais 491 tiveram resultado positivo. Já na UBS Jorge Duarte foram atendidos 3.668 pacientes, sendo 1.018 testes realizados e 329 infectados.

De acordo com os números da Secretaria de Saúde Municipal (SMS), 68,6% dos exames feitos nas unidades tiveram resultado negativo, enquanto 31,4% tiveram resultado positivo.

As unidades do Novo Mundo e da URS Maria da Conceição Paranhos foram as que registraram o menor número de infectados, com 186 e 95 casos confirmados, respectivamente.

O secretário municipal da saúde, José Tomaz Nonô, alertou para a necessidade de que pacientes que apresentem sintomas de síndrome viral procurem atendimento o mais rápido possível. “Se o usuário procura nossas unidades quando está no começo da doença, vai ter um tratamento adequado em tempo oportuno e esse é o nosso objetivo”, informou.

Nas unidades, os testes são indicados pelos médicos após o atendimento, quando o profissional avalia que o paciente atende aos critérios necessários. De acordo com protocolo do Ministério da Saúde (MS), os usuários devem respeitar o prazo de oito dias após o aparecimento dos sintomas e 72 horas sem. O objetivo é de evitar um falso negativo.

Pontos de triagem

Os centros de triagem contam com salas de triagem, atendimento médico, observação, de procedimentos e medicação, farmácia, testagem e coleta, além de realizar encaminhamento para a realização de exames de Raio X, Eletrocardiograma e Tomografia.

As primeiras unidades foram instaladas dia 4 de maio, nos bairros do Graciliano e da Santa Amélia e durante o mês, mais duas unidades foram inauguradas na Unidade Básica de Saúde de Jacarecica e no Novo Mundo.Todos seguem o mesmo modelo de atendimento e funcionam de domingo a sábado, das 7h às 19h.

*Com informações da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde

Por Paula Berle* | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Ascom SMS