e acordo com o Ministério da Educação (MEC), em Alagoas foram registradas 19.155 inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni). Deste total, 10.363 estudantes foram selecionados para uma bolsa de ensino integral ou parcial.

O resultado das inscrições foi divulgado na última terça-feira (4), no portal do MEC. O ProUni seleciona estudantes que serão beneficiados com bolsas de estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) particulares. O número de inscrições registradas é maior que o de inscritos, 10.363 estudantes, porque cada participante pode escolher até duas opções de curso.

No estado, segundo o MEC, a procura maior foi para os cursos de pedagogia e administração. Em todo o Brasil foram 1.507.807 inscrições feitas por 782.497 pessoas.

CURSOS
Em todo o país, o curso com o maior número de inscrito foi direito, com 137.507, seguido de administração, com 121.871 e enfermagem, que teve 102.902 candidatos. Medicina liderou com o maior número de inscrições por vaga ofertada (54). Logo em seguida vem artes cênicas (50) e comunicação social – cinema (41).

Agora, os selecionados para as vagas disponibilizadas devem ficar de olho no cronograma do programa. Os estudantes tiveram de 28 de janeiro a 1º fevereiro para se inscrever no programa de bolsas estudantis. Eles concorrem a 252.534 bolsas, das quais 122.432 são integrais e 130.102, parciais (de 50%). No Brasil foram 1.226.797 inscrições para o benefício de 100% do valor e 280.290 para o de metade.

CRONOGRAMA
Os estudantes que conseguiram uma vaga deve garantir a matrícula até o dia 11 deste mês. Os demais que não foram selecionados nesta etapa deve observar a segunda chamada, com resultado previsto para o dia 18 de fevereiro. Os aprovados nesta etapa vão ter do dia 18 ao dia 28 de fevereiro para entrega da documentação. E quem não foi chamado em nenhuma dessas etapas citadas ainda têm a possibilidade de inscrição na lista de espera que vai de 6 a 9 de março de 2020.

REQUISITOS
Para participar do ProUni, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; ser estudante com algum deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica. Integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública também estão aptos.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É importante lembrar ainda, que só pode se inscrever no programa o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e não ter tirado zero na redação.

FIES
Vale ressaltar ainda que já estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Começaram na última quarta-feira (5) e seguem até o dia 12 deste mês.

Diretor de faculdade conta que modelo pedagógico favorece alunos

A Faculdade Figueiredo Costa (FIC) é uma das instituições de ensino superior que disponibilizaram bolsas integrais e parciais em Alagoas para os estudantes que concorrem as vagas do ProUni. Segundo o diretor da instituição, Adolfo Costa, são mais de 150 bolsas ofertas este ano.

“Nossa IES participa do ProUni desde o ano de 2005. Ofertamos bolsas para todos os nossos cursos, tanto os presenciais quanto os EAD: engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de produção, engenharia ambiental e sanitária, administração presencial e EAD, ciências contábeis EAD. Estamos ofertando um total de 159 bolsas, sendo 5 integrais e 154 parciais de 50%”, conta Adolfo.

O diretor da FIC ressalta ainda que a unidade tem um modelo pedagógico que favorece todos os alunos. “Nosso modelo pedagógico favorece muito a recepção de alunos do ProUni porque é anual. Nele monitoramos a evolução dos alunos e, por ser nesse formato, conseguimos fazer nivelamentos mais extensos. Então a gente consegue nivelar muito a turma. Alunos do ProUni ou alunos que estão há muito tempo sem estudar eles encontram na FIC um modelo pedagógico que faz com que eles se desenvolvam bem ao longo do ano e sejam monitorados e se precisarem de reforço também disponibilizamos num horário alternativo”.

Além das bolsas para o programa, a FIC também disponibiliza outra opção de bolsa de estudos, a bolsa FIC Plus, criada pela própria instituição dando mais oportunidade para quem desejar ingressar no ensino superior. “As 30 primeiras pessoas de cada curso são ofertadas uma bolsa de 50% em todo o curso. A bolsa é um incentivo da própria faculdade, o aluno não precisa pagar nada depois do curso. É uma bolsa que a instituição oferece para viabilizar a jornada de educação da comunidade alagoana”, ressalta Costa.

Outra instituição que disponibilizou vagas para alunos provenientes do ProUni foi a Uninassau Maceió. Nela, são 70 bolsas. A assessoria de comunicação da instituição disse que as aulas iniciam no próximo dia 18, tanto para os estudantes do vestibular tradicional quanto para os contemplados com as bolsas do ProUni.

Fonte: Lucas França / Tribuna Independente