Uma operação conjunta realizada na manhã desta sexta-feira (19) efetuou o resgate de um idoso de 78 anos em situação de abandono no Conjunto Frei Damião, no bairro do Benedito Bentes, parte alta da capital. Participaram da ação a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o 5º Batalhão de Polícia Militar.

Segundo o tenente Alex Acioli, da chefia de Articulação e Política de Prevenção da SSP, a denúncia foi recebida pelo Creas na noite dessa quinta-feira (18) e as equipes foram acionadas. “O idoso foi encaminhado para o HGE [Hospital Geral do Estado] devido à situação de seus dedos, que já estavam necrosando”, disse.

Um único parente do idoso foi identificado, sendo um filho que estava em posse do cartão da conta onde era depositada a aposentadoria dele. “Uma prisão em flagrante deve ser feita com base no artigo 104 do Estatuto do Idoso”, afirma o tenente. O artigo 104 diz respeito à penalidade por reter cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos e pensão do idoso. A previsão é de detenção de 6 meses até dois anos ou multa.

“Ele foi encontrado em uma situação deplorável de abandono, não havia ninguém responsável por perto, aparentava desnutrição e os dedos estavam rijos e com sinais de necrose”, disse Acioli. Segundo ele, o idoso não articulava fala e recebia cuidados e assistência básica de vizinhos. Ele aparentemente vivia sozinho no endereço precário.

O senhor será encaminhado para um abrigo que foi providenciado após ele passar pelos cuidados médicos necessários.

A denúncia foi recebida por meio do 181, o disque denúncia. Um fluxograma existe para tratar de violações do direito do idoso, que abarca guarnições de polícia, a SSP e os Creas. O mês de junho é o mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, com a data sendo marcada no dia 15.

Por Luan Oliveira | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Divulgação