Maceió completa 205 anos de história neste sábado (05). O aniversário da capital do estado de Alagoas é comemorado anualmente nesta data, porque a cidade foi fundada em 05 de dezembro de 1815, quando ocorreu a separação entre a Vila de Santa Madalena da Alagoas do Sul, atual Marechal Deodoro, e a Vila Maceió.

História

Desde o século XVIII, existia na região o Engenho Massayó, cujo nome do proprietário não ficou na história. Como ali havia muitas praias, o porto de Jaraguá se expandia com o comércio de pau de brasil e a chegada de africanos escravizados.

O povoado foi crescendo ao redor da capelinha de Nossa Senhora dos Prazeres, hoje padroeira da cidade, e tornou-se uma das maiores capitais do Nordeste, com mais de três milhões de habitantes.

Alagoas fazia parte da Capitania de Pernambuco e tinha denominação de Alagoas do Sul. Somente com a Revolução Pernambucana de 1815, as terras formaram uma província independente e Maceió foi elevada à Vila. A designação como capital ocorreu dois anos depois, em 1817.

Atualmente, Maceió vive especialmente do turismo e foi apelidada de “Caribe brasileiro” pela beleza de suas prais e natureza em geral. A cidade também é conhecida por muitos como “Paraíso das Águas”

São mais de dois séculos encantando moradores e turistas pela vasta beleza natural e atrativos culturais presentes na região. Os 40 km de costa maceioense estão ornados de coqueiros e banhados de um mar azul turquesa.

Patrimônio imaterial

Apesar de ser um dos menores estados do Brasil, Alagoas possui um rico patrimônio imaterial derivado de suas vertentes étnicas. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o folclore da região reúne mais de 30 manifestações tais como Pastoril, Guerreiro, Taieira, Baianas, Reisados, Marujada, Presépio, Cavalhada, Bandos dos Carnavalescos, Cambindas, Negras da Costa, Samba do Matuto, Caboclinhos, Torés de Índio e de Xangô, as Danças de São Gonçalo, o Coco Alagoano e Rodas de Adulto.

*Com Agências \ CADA MINUTO

Foto: Marco Ankosqui