Apesar das restrições em decorrência do período pandêmico e das especificidades de 2020, a Polícia Militar de Alagoas preparou um grande esquema de segurança para o último dia do ano (31) em todo o Estado. O planejamento para a Capital foi traçado conforme diretrizes acordadas com os órgãos estaduais e municipais descritos no Termo de Audiência e Compromisso, firmado no Ministério Público de Alagoas (MPE/AL).

A Operação Réveillon vai mobilizar grande efetivo para realizar policiamento nas modalidades a pé, motorizado e montado e, assim, garantir uma virada de ano segura e tranquila para turistas e comunidade da Região Metropolitana. Ao todo, mais de 250 militares do serviço ordinário e outros (de unidades administrativas e de ensino) escalados especificamente para o Ano Novo serão empregados na área do Comando de Policiamento da Capital (CPC), sendo 17 oficiais e 236 praças. Quase 50 viaturas estarão distribuídas em toda a área de abrangência do CPC, além de 16 conjuntos de policiamento montado.

Tropas de unidades de área e especializadas estarão mobilizadas: 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 4º BPM, 5º BPM, 8º BPM, Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I), 5ª CPM/I, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Regimento de Polícia Montada (RPMon) e acompanhamento do Centro de Operações Policiais Militares (Copom).

Na Orla Marítima da Capital o policiamento será dividido em dois turnos distintos: o primeiro se estenderá das 20h às 02h, e o segundo irá das 22h às 04h. O efetivo será distribuído pela
Ponta Verde, Jatiúca até Cruz das Almas, com ênfase nos trechos que costumam ser mais movimentados, com rondas no entorno das vias de acesso à orla marítima, na orla, no calçadão e na faixa de areia. Toda a interdição de trânsito ficará sob responsabilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) com apoio do BPTran, conforme a necessidade.

A PM também estará presente em outros pontos da região metropolitana a exemplo do Mirante do Jacintinho; Praça Padre Cícero no Benedito Bentes; Vergel do Lago; Graciliano Ramos; Bebedouro; na Orla Lagunar no Centro de e na Massagueira, em Marechal Deodoro; Barra de São Miguel; Orla Lagunar de Pilar; Centro de Rio Largo e Paripueira.

Nas demais regiões do Estado o policiamento será realizado pelos batalhões, Grupamentos de Polícia Militar (GPM) e companhias independentes de acordo com sua área de abrangência.

“Estamos em um ano extremamente atípico, mas seguimos atentos e zelosos. Reforçamos a importância de manter os cuidados preventivos ao novo coronavírus. Quanto a nós, continuamos com o nosso dever constitucional em prol do povo alagoano, garantindo a segurança e preservando a ordem pública. Assim como fazemos ao longo do todo ano, faremos na noite de Réveillon para que ocorra em paz e segurança”, salientou o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio.

Fonte: Ascom PMAL
(Foto: Assessoria da Polícia Militar)