Após o anúncio do novo decreto nesta terça-feira (16), colocando Alagoas de volta à Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) pediu que o Governo de Alagoas reveja as medidas que atingem os bares e restaurantes do estado.

Em vídeo enviado à imprensa, o presidente da Abrasel, Thiago Falcão, fez um apelo ao Governo de Alagoas, pedindo que as medidas sejam reavaliadas. “A Abrasel faz um apelo ao governador para que reveja a medida que proíbe o funcionamento do nosso seguimento, principalmente no horário do almoço, de segunda a sexta-feira. A gente entende que é preciso, governador, ter uma opção segura da população para fazer a sua alimentação. Então, a gente pede esse processo de entendimento.”

Ele ainda lembrou do momento em apenas as regiões do Agreste e Sertão estavam na Fase Vermelha, permitindo que a população buscassem estabelecimentos clandestinos e sem protocolos sanitários. “Se a gente for olhar, o que aconteceu no Agreste e Sertão, de forma mais específica em Arapiraca, o centro de Arapiraca virou um caos. As pessoas consumindo em ambulantes, sem nenhum regramento. E em ambientes clandestinos, sem nenhum protocolo sanitário”, disse.

O novo decreto do Plano de Distanciamento Social Controlado proíbe a abertura de bares e restaurantes, que poderão funcionar apenas por meio do delivery ou pague e leve. De acordo com Thiago Falcão, a Associação continuará cumprindo o papel de conscientizar seus associados e a população em geral sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Rayssa Cavalcante/gazetaweb
FOTO: twitter.com.br