A Casa de Passagem São Vicente de Paulo, localizada no bairro do Jaraguá, que geralmente atende pessoas em situação de rua, vem registrando um crescente número de casos confirmados de Covid-19 pelos frequentadores da instituição. Segundo o administrador do local, Frei João, 26 casos foram confirmados nos últimos dias, sendo sete deles na última sexta-feira (21) e doze nas últimas 24 horas. Ao todo, Casa já registra 23 casos.

Apesar do alto número de infectados, Frei João acredita que a taxa de infecção pode ser ainda maior. “Nós acreditamos que existem muito mais pessoas infectadas, pois temos mais de 280 abrigados. Fora eles, tem todo o pessoal que passa pra fazer refeições. Por dia, passam pela Casa umas 500 pessoas”, relata Frei João, contando ainda que há cerca de 40 pessoas em cada quarto da instituição, onde em apenas um deles, 10 testaram positivo para Covid-19.

Frei João contou também que esvaziaram um dos quartos para improvisar um ambiente de isolamento para os infectados, mas não havia acesso exclusivo aos banheiros ou refeitório, tendo que quebrar o afastamento por necessidade. Ele relatou ainda que um dos contaminados fugiu da instituição.

Ainda de acordo com o administrador da Casa de Passagem São Vicente de Paulo, ele entrou em contato com autoridades municipais para providenciar um espaço adequado de isolamento ainda na sexta (21).
Transferência para Hospital de Campanha

Tendo em vista a situação dos crescentes casos de Covid-19 na Casa de Passagem São Vicente de Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através da Central de Regulação de Leitos de Alagoas, transferiu os diagnosticados para o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá.

Atendidos através do Sistema Único de Saúde, as pessoas que testaram positivo para Covid-19 e estavam abrigadas na Casa de Passagem têm entre 20 e 48 anos e não possuem comorbidades, apresentando um quadro leve da doença. Contudo, permanecerão em isolamento sob os devidos cuidados.

Atualmente, os abrigado na Casa de Passagem que não tiveram sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias seguem sendo vacinados contra a doença, tendo em vista que pessoas em situação de rua constam como grupo prioritário na fila do imunizante.
Possível fechamento da Casa de Passagem

Segundo Frei João, a Casa de Passagem São Vicente de Paulo pode vir a encerrar suas atividades. Diante do crescente número de diagnósticos positivos de Covid-19 na instituição, os voluntários estão receosos em comparecer no local para realizar suas atividades. Por contar com uma equipe fixa, o administrador afirma que não há muito a ser feito.

“Se esse povo disser que não vem amanhã, a gente não vai poder fazer nada e vou ter que parar os serviços. Até mesmo por questão de consciência, eu mesmo vou dispensá-los. É questão de saúde pública, mas eu sozinho não consigo cuidar de tudo”, disse Frei João.

FONTE: Mauricio Santana, com informações da Sesau
FOTO: Reprodução/Acervo Pessoal