A Secretaria de Saúde de Maceió emitiu uma Nota Informativa às unidades de saúde com alerta para o atendimento prioritário às pessoas com sintomas de síndromes gripais. Objetivo é prevenir a evolução para quadros graves da doença e a disseminação dos vírus respiratórios, especialmente em pacientes de grupos de risco.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió orienta todos os profissionais de saúde para que se mantenham em alerta para a identificação precoce de casos de Síndrome Gripal (SG) em pacientes pertencentes a grupos de risco, a fim de prevenir a evolução para a gravidade e enfatizar medidas de controle e prevenção de novos casos, evitando, assim, aumento de casos e/ou surtos causados por Influenza e/ou outros vírus respiratórios”, diz a nota.

O comunicado também informa sobre a sintomatologia de síndromes gripais, com observações sobre atendimento a crianças e idosos, além da notificação dos casos suspeitos de influenza, com protocolos específicos conforme o caso.

Casos graves de síndromes gripais deverão ser encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Jaraguá e Cidade Universitária, disponibilizadas pelo Governo do Estado como unidades sentinela para atendimento a síndromes respiratórias.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) especifica, ainda, o tratamento a ser administrado contra a Influenza, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, com informações sobre os cuidados com pessoas de grupos de risco e as unidades de referência para dispensação dos medicamentos em Maceió.

“Os medicamentos de escolha para tratamento de Influenza são fosfato de oseltamivir (Tamiflu®️) e zanamivir (Relenza). O tratamento deverá ser iniciado obrigatoriamente em até 48 (quarenta e oito) horas a partir do início dos sintomas”, explica a nota.

Sintomas de síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves

As síndromes gripais (SG) são caracterizadas por febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse e coriza; em crianças, considerar também obstrução nasal; em idosos, podem estar associados síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

As síndromes respiratórias agudas greves (SRAG) são caracterizadas, em indivíduos de qualquer idade por dispneia/desconforto respiratório; ou pressão ou dor persistente no tórax; ou saturação de SpO²

A Coordenação de Farmácia e Bioquímica de Maceió reforçou o abastecimento do medicamento fosfato de oseltamivir (Tamiflu®️) para o tratamento do vírus em circulação, podendo ser administrado, inclusive, em pessoas com comorbidades, desde que seguidos os protocolos pertinentes a cada caso.

Ascom SMS
FOTO: Victor Vercant / Ascom SMS / Reprodução