Foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público desta sexta-feira (7) uma recomendação para que os municípios de Porto Real do Colégio, São Brás e Olho d’Água Grande se abstenham de promover qualquer tipo de festividade de carnaval este ano, inclusive durante as prévias dos festejos, e também durante outras comemorações, inclusive de fundo religioso, como a Festa de São Sebastião e do padroeiro de São Brás.

A recomendação tem como base o aumento do número de casos de Covid-19, com o surgimento, inclusive, da nova variante Ômicron, e o fato de não ser possível controlar a quantidade de pessoas em festividades públicas. Além disso, também foram levadas em conta as notícias acerca de eventos a serem realizados em São Brás, neste mês de janeiro, e o fato de as redes de saúde municipais não comportarem a demanda oriunda dessas contaminações, cujos casos mais graves são encaminhados a outros Municípios, que também já sofrem com o aumento súbito de casos e escassez de profissionais.

A medida também determinou o cancelamento de contatos, a publicação de editais ou qualquer tipo de despesa, repasses, patrocínios ou qualquer forma de destinação de recursos públicos para tal fim, inclusive contratação de shows pirotécnicos, musicais ou artísticos e demais tipos de eventos.

A publicação, assinada pela promotora Ariadne Dantas Meneses, também recomenda que somente sejam concedidas autorizações para a realização de eventos particulares caso haja efetiva comprovação de cumprimento das regras estabelecidas no Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado.

As prefeituras dos municípios têm 5 dias, após o recebimento da recomendação, para informar acerca do acatamento ou não dos seus termos, com as justificativas necessárias no caso de não acolhimento.

SEM CARNAVAL

Até o momento, 32 municípios já anunciaram o cancelamento dos festejos carnavalescos, e a lista segue crescendo com o passar dos dias:

Cancelados

Canapi
Porto Calvo
Carneiros
Senador Rui Palmeira
São José da Tapera
Belém
Lagoa da Canoa
Monteirópolis
São Sebastião
Olho d’Água das Flores
Messias
Mata Grande
Poço das Trincheiras
Pilar
Delmiro Gouveia
Maragogi
Cajueiro
Piaçabuçu
Maribondo
Pariconha
Campo Grande
Roteiro
Pão de Açúcar
Piranhas
Joaquim Gomes
Capela
Maceió
Satuba
Campo Alegre
Atalaia
Palestina
Santa Luzia do Norte

Jamylle Bezerra/GAZETAWEB
Reprodução