Anualmente, em 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Psoríase. Trata-se de uma doença crônica, inflamatória, autoimune e sistêmica que afeta cerca 125 milhões de pessoas em todo o mundo. É um problema que não tem cura, mas é possível evitar ou até prevenir os incômodos surtos que afetam a pele e causam escamações e lesões, diz a Healthline.

Reduzir o estresse

Segundo a plataforma especializada em saúde, o estresse diário, sentido no dia a dia, pode ter impacto negativo em qualquer pessoa, mas é particularmente problemático para quem tem psoríase. Isto porque o corpo tende a ter uma reação inflamatória ao estresse que, muitas vezes, acaba por causar um surto.

Evite determinados medicamentos

Alguns medicamentos podem interferir com a resposta imunitária do corpo e causar inflamação. Quem tem psoríase deve evitar aqueles que usam lítio, “que é usado para tratar distúrbios mentais, como depressão maníaca”, explica a plataforma. Assim como os medicamentos antimaláricos; inderal, que é usado para tratar a pressão arterial elevada; e indometacina, que é um medicamento anti-inflamatório sem esteróides, utilizado para tratar a artrite.

Por isso, é essencial falar com o médico, explicar todos os seus problemas e os medicamentos que está a tomar, para conseguir controlar o problema. Nunca pare de tomar a medicação antes de falar com o médico.

Previna feridas na pele

Em algumas pessoas, feridas na pele, como escaldões ou arranhões, causam surtos de psoríase. Por isso, é essencial cuidar muito bem da pele, tomando medidas preventivas como usar protetor solar e chapéu, quando está no exterior; vestir mangas compridas e luvas durante a jardinagem; e ainda aplicar repelente de insetos antes de passar tempo ao ar livre.

Evite infecções

As infecções podem desencadear a psoríase porque colocam muito estresse no sistema imunitário e causar uma reação inflamatória. Por exemplo, uma faringite está associada ao aparecimento da psoríase, especialmente em crianças. No entanto, o problema também se pode manifestar após uma dor de ouvido, amigdalite ou uma infecção respiratória ou de pele.

Faça uma alimentação saudável

Segundo a plataforma ter peso a mais parece piorar os sintomas da psoríase, ou seja, é muito importante controlar o seu peso, através de exercício e uma alimentação saudável.

“Certos alimentos causam inflamação no corpo, o que pode desencadear sintomas de psoríase em algumas pessoas. Outros alimentos parecem ajudar a reduzir a inflamação e a ocorrência de surtos”, diz a Healthline. Também pode ser benéfico tomar alguns suplementos caso tenha falta de alguma vitamina.

Alimentos que podem causar inflamação:

Carne vermelha;
Laticínios;
Alimentos ricos em gordura;
Alimentos processados;
Açúcares refinados;
Tomates, batatas e pimentões;
Frutas cítricas,

Alimentos que podem reduzir a inflamação:

Peixes gordurosos como salmão e atum;
Sementes como linhaça e abóbora;
Frutos secos, especialmente nozes e amêndoas;
Vegetais de folhas verdes, como espinafres e couve;

Por Notícias ao Minuto Brasil
FOTO: © Shutterstock \ Lifestyle Dia Mundial da Psoríase