O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) chegou ao fim de outubro com 18.259 propostas para moradores das áreas de desocupação e monitoramento, ou 96% de todas as propostas a serem apresentadas até o seu encerramento, que deve acontecer no final deste ano. No mesmo período, 16.223 propostas já foram aceitas. A diferença entre o número de propostas apresentadas e aceitas se deve ao tempo que as famílias têm para avaliar ou pedir uma reanálise dos valores.

Para comerciantes e empresários, foram apresentadas 5.775 propostas, 4.803 foram aceitas e 4.222 já foram pagas.

Também até o fim de outubro, 14.711 indenizações foram pagas, ou 77% de todas as indenizações do PCF. Somadas aos auxílios financeiros e honorários de advogados, o total é de mais de R$ 3 bilhões.

Além dos proprietários, o PCF também indeniza locatários e comodatários que usavam os imóveis para moradia ou para fins comerciais. Tanto o proprietário quanto o inquilino recebem propostas de indenização, e essa é uma das razões pelas quais o número de propostas apresentadas é maior do que o número de imóveis identificados na região.

Até o final deste ano, a previsão é que todas as propostas de indenização tenham sido apresentadas. Para isso, a equipe do PCF – cerca de 600 profissionais – segue fazendo as reanálises solicitadas e trabalhando para ajudar os moradores que ainda não conseguiram apresentar toda a documentação necessária. A prioridade da Braskem é a segurança das pessoas, e o objetivo do PCF é garantir que todas sejam indenizadas de maneira justa, no menor tempo possível.

Realocação já passa de 98%

A realocação preventiva está quase concluída: os moradores de 14.301 dos 14.530 imóveis identificados nas áreas de desocupação e monitoramento definidas no mapa da Defesa Civil já se mudaram, o que representa 98,4% do total. Analisando cada trecho do mapa, é possível ver que na área de resguardo e nas zonas A, B e C todos os moradores estão realocados desde abril de 2020. Nas zonas D, E, F, G e H, 99,4 % dos imóveis já estão desocupados. Na área 01, de monitoramento, onde os moradores devem entrar no Programa e podem aguardar a negociação de sua proposta no imóvel, o que acontecerá até o fim deste ano, esse percentual é de 93,7%.

Todos os dados relativos ao Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação constam no relatório de acompanhamento que é mensalmente apresentado às autoridades*, e também podem ser consultados aqui.

COMPENSAÇÃO PARA MORADORES – ATÉ 31/10/2022

Total de imóveis identificados – 14.530

Propostas apresentadas – 18.259

Em reanálise, ajustes ou esclarecimentos – 906

Aguardando resposta do morador – 1.071

Propostas aceitas – 16.223

Indenizações pagas – 14.711

Propostas recusadas – 59

COMPENSAÇÃO PARA COMERCIANTES E EMPRESÁRIOS – ATÉ 31/10/2022

Imóveis com atividade comercial ou mistos – 4.457

Propostas apresentadas – 5.775

Indenizações pagas – 4.222

TRIBUNA HOJE \ Por Assessoria

Foto: Edilson Omena