O verão começa, oficialmente, nesta quarta-feira (21), mas os alagoanos já têm sentido calor antes mesmo da chegada da estação que é caracterizada por elevadas temperaturas. Segundo o meteorologista Henrique Mendonça, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), são esperadas temperaturas máximas, ligeiramente acima da média climatológica para este ano em todo o estado.

“Nós esperamos temperaturas próximas dos 31 graus em algumas cidades do Litoral, inclusive Maceió. Já as temperaturas máximas para algumas cidades do Sertão podem chegar próximas dos 40 graus, que são típicas, normais para essa época do ano”, disse o meteorologista.

Ainda de acordo com Mendonça, são esperadas trovoadas neste período de verão. “Aquelas pancadas de chuvas mais intensas, as famosas trovoadas, muitas vezes acompanhadas de raios e trovões, principalmente, para as regiões do Sertão, Agreste e algumas cidades também do Litoral”, afirmou.

Flávia Lavínia, que trabalha vendendo acarajé na orla de Maceió, contou que tem sentido bastante calor e sempre procura se proteger, já que trabalha diretamente com o sol. “Está muito quente. Como eu trabalho por aqui diariamente, sempre estou com o guarda-sol, protetor solar e a garrafinha de água”, disse.

Já o professor de francês, Lucas José Silva, que mora na parte baixa da capital, tem mudado o horário da caminhada para escapar do sol e procura proteger a pele durante o ano todo. “Sempre estou fazendo caminhada, mas procuro fazer no final da tarde ou início da manhã, período em que o sol está mais fraco. E sempre costumo usar protetor solar, independente da estação”, afirmou.

A autônoma Neusiane Silva costuma ir semanalmente tomar banho na praia com os filhos Maria Clara e Isaías. Segundo ela, sempre com protetor solar e ingestão de muito líquido. “A gente sempre usa protetor solar. Eu uso bronzeador porque sou atrevida, mas, principalmente, o meu pequeno, sempre usa protetor e eu fico de olho no horário para renovar a proteção. Sempre procuro me hidratar também, tomar uma água de coco”, contou.

E até quem está turistando procura se proteger do sol, como é o caso do casal Mateus Teixeira e Ana Golnik, que veio de Rondônia. “Quando viajamos para cidade quente, que tem muito sol, como Maceió, procuramos nos proteger. Hoje não porque saímos tarde do hotel, mas, quando saímos para ficar o dia inteiro na praia, é camisa UV, chapéu e protetor para aguentar o sol”, disse Teixeira.

Especialista dá dicas de cuidados com pele na estação

Segundo a médica dermatologista Gilmayara Abreu, o uso do protetor solar é indispensável diariamente e, quando chega o verão, é preciso aumentar o uso. “É importante aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. E sempre lembrar de passar em todo o corpo uniformemente em todas as partes, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Além de reaplicar a cada duas horas”, afirmou.

Ainda segundo Abreu, os produtos, em geral, devem ter fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior e devem proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). “É importante também o uso do óculos solar, roupa de proteção UV e guarda-sol. Para as crianças, utilizar um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos”, ressaltou.

Além dos cuidados com a exposição ao sol, a dermatologista disse que é importante ter cuidado com as micoses. “No verão, elas encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa de imunidade. Estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença. Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns de surgimento. Então, a melhor forma de evitá-las é secar-se bem após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés e axilas”, afirmou Abreu.

Usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele e a temperatura da água fria ou morna também são recomendações da dermatologista para evitar também a desidratação. “Lembre-se da hidratação do corpo, fazendo uso constante de líquidos, como água, sucos de fruta e água de coco”, finalizou. 

Fornecimento de água não deve ser afetado no período

Segundo a BRK, responsável pelo fornecimento de água em 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió, nos dez municípios que os reservatórios da BRK recebem água tratada da Casal, o volume de água recebido nos reservatórios até o momento está de acordo com o previsto. Já nos demais municípios (Atalaia, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro), onde a BRK atua em todos os processos de abastecimento de água, os mananciais estão com níveis adequados.

Ainda de acordo com a BRK, a empresa se preparou para atender a demanda da população durante o verão, com a adoção de um plano de ações específicas que considera o aumento do consumo nesta época do ano e a população flutuante nas regiões turísticas. Sendo assim, não há nenhuma previsão de rodízio em virtude do verão.

Já a Casal também informou que está com tudo dentro da normalidade, não tendo expectativa de rodízio ou racionamento por falta de água nos mananciais. “Estão todos dentro da normalidade para esse período, até porque 2022 foi um ano de muita chuva, então houve uma recarga hídrica considerável em todos os mananciais usados pela companhia”.

Segundo a empresa, a Casal vem fazendo manutenções programadas em seus sistemas para garantir melhorias operacionais e prevenir o surgimento de problemas e defeitos. Com isso, evitar paralisações prolongadas devido a problemas em seus equipamentos. 

Por Luciana Beder com Tribuna Independente

Foto: Edilson Omena