Com a chegada do período chuvoso, a Defesa Civil de Maceió intensifica os atendimentos à população, realizando vistorias nas áreas de risco e atendendo as chamadas da população. Desde a noite da última segunda-feira (24), quando iniciaram as chuvas desta semana, foram abertas 41 ocorrências, a maioria delas por deslizamento de terra em encostas, mas não houve vítimas.

Embora não tenham deixado as residências de forma urgente, sete famílias receberam encaminhamentos para os benefícios eventuais, como o aluguel social.

“Nossas equipes estão sempre de prontidão para atender o chamado da população. A Defesa Civil funciona 24 horas, todos os dias da semana. Continuamos monitorando as condições climáticas e as áreas de risco da capital”, explica coordenador geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre.

Nas últimas 24 horas, os pluviômetros instalados em vários bairros da capital registraram 58 mm de chuvas. “Como nos últimos dias choveu bastante, o solo fica encharcado, aumentando a possibilidade de deslizamentos. Por isso reforçamos nossos avisos aos moradores das áreas de risco, para que fiquem atentos e em caso de necessidade, nos acionem”, enfatiza o coordenador.

A previsão, segundo o meteorologista de Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), Hugo Carvalho, é que o tempo continue nublado com chuvas isoladas nesta quinta-feira, com possibilidade de chuva intercalada com períodos de tempo seco à noite. E a previsão permanece a mesma para esta sexta-feira (28).

Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar para 199 ou 156.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

TNH1.COM

FOTO: Célio Junior/Secom Maceió