O governador Paulo Dantas (MDB) informou, durante entrevista coletiva com a imprensa, na manhã desta quarta-feira (5), que o Estado apresentou resultados satisfatórios na redução de índices de violência em junho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo ele, a estatística comprova queda significativa nos indicadores de crimes contra o patrimônio no período, assim como estabilidade (com uma leve diminuição) nos crimes contra a vida.

Os números de Alagoas mostram redução de quase 30% nos roubos a transeuntes (pedestres) em junho – foram 447 em 2022 e 320 em 2023; de 58% nos roubos a residências; de 4% nos roubos de motocicletas; e 95% nos roubos de veículos de passeio. Sobre este último indicador, o Estado registrou 38 casos em 2022 e apenas 2 este ano, no mês de junho.

Em Maceió, a tabela da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou que estes crimes contra o patrimônio também tiveram uma diminuição. Quanto ao roubo de pedestres, foram 307 notificações em 2022 e 248 em 2023; a redução de roubos a residências na capital foi de 20% e de carros de passeio, 93% a menos, no período.

Já na capital do Agreste, a estatística apontou 80% de queda nos crimes de roubo a pedestres e 70% nos roubos de motocicletas. Um dado interessante é que a Segurança Pública não registrou casos de roubos a residências e de carros de passeio em junho deste ano, em Arapiraca.

Coletiva na sede do Palácio dos Palmares, no Centro – Foto: Rogério Costa
Relacionadas:
VIOLÊNCIA
Homem agride com chutes e morde rosto da esposa; suspeito foi preso

CRIMES CONTRA A VIDA

No encontro com a imprensa, o governador também celebrou redução de quase 8% nos crimes violentos letais e intencionais (CVLI). Em junho deste ano, o Estado registrou 81 homicídios ante aos 88 no mesmo período de 2022 (-7,95%). Quando foram incluídas as mortes com intervenção policial, a queda foi de pouco mais de 1%.

Na capital, a quantidade de crimes desta natureza apresentou estabilidade. Foram 26 em junho do ano passado e 27 este ano. Com o acréscimo das intervenções policiais, o número saiu de 22 para 31 no período. Em Arapiraca, o cenário é semelhante – com 10 mortes violentas em 2022 e 11, em 2023.

FEMINICÍDIO

Sobre feminicídio, Alagoas teve um quadro de estabilidade, da mesma forma. Foram 14 casos em 2022 e 14 em 2023. Apesar deste dado, o governador e os representantes da cúpula da SSP ressaltaram o trabalho em conjunto para concluir os inquéritos e prender os criminosos. Segundo eles, o governo tem obtido êxito nas investigações de crimes contra as mulheres.

Paulo Dantas ainda apresentou que, curiosamente, o Estado registrou 580 homicídios entre janeiro e junho deste ano, e o mesmo número no período de 2023. No ano, já são 1.150 mortes violentas em Alagoas.

APREENSÕES

A Segurança Pública informou aumento na quantidade de armas apreendidas (foram 91 em 2022 e 112 em 2023) em todo o Estado. Em Maceió, foram 27 apreensões em junho no ano passado e 46 este ano. Já em Arapiraca, foram duas armas recolhidas em 2022 contra 13 agora.

A apreensão de entorpecentes, por outro lado, teve uma queda. Em Alagoas, foram 178kg recolhidos em junho de 2022 e 53kg em 2023. A SSP também informou que efetuou a prisão de 63 suspeitos com mandados de prisão em aberto, dos quais 46% diziam respeito a pessoas apontadas como autores de homicídios.

“Conseguimos reduzir números, combater a criminalidade, colocar muitos homicidas na cadeia. Tínhamos muitos mandados em aberto e estamos efetuando as prisões diuturnamente. Destaco o esforço conjunto para não deixar nenhum criminoso na rua cometendo crimes, garantindo mais segurança, paz social, oportunidade de emprego e tranquilidade aos alagoanos”, afirmou o governador.

Ele antecipou ações futuras que, segundo ele, devem contribuir para a redução dos indicadores de violência. “Vamos sempre manter o número de efetivo adequado, ampliar o trabalho da Força Tarefa, do Ronda no Bairro, investir em inovação e tecnologia e aguardar mais de mil policiais em formação, além de investir corretamente os recursos que estão chegando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, inclusive para construção de quatro CISPs”, reforçou Paulo Dantas.

Já o secretário de Segurança, Flávio Saraiva, destacou o trabalho integrado das polícias, que tem sido parâmetro nacional. Ele ainda elogiou o desempenho do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. “O cenário demonstra a absoluta estabilidade dos números. Ainda temos muito o que avançar na redução dos homicídios e nos demais indicadores”.

GAZETAWEB \ POR: Thiago Gomes

FOTO: Rogério Costa