A Barraca Carlito, que funcionava como Pizzaria e Restaurante, na Orla de Ponta Verde, em Maceió, é demolida por determinação da Justiça Federal, nesta segunda-feira (28). A previsão é que todo o serviço seja concluído no final da tarde de hoje.

A demolição tinha sido adiada por duas vezes a pedido dos proprietários para que os objetos fossem retirados. A barraca contatava com 30 funcionários. Nos últimos dias, o local foi isolado com tapumes para evitar a passagem e permanência de pessoas no estabelecimento, devido os riscos que ela oferece.

A determinação da Justiça foi julgada em uma ação no ano de 2015 onde apontava que a Barraca Carlito e outras três deveriam ser demolidas. O processo julgou a ocupação desordenada na orla da capital e apontava que o avanço do mar e a realização de obras não adequadas acabaram gerando erosão no calçadão e no piso do estabelecimento comercial.

Na ação, o juiz federal Raimundo Alves de Campos Júnior determinou a recuperação das áreas onde as barracas e quiosques estão localizados. Mas, ele disse que a demolição só deveria acontecer se os órgãos ambientais competentes como Ibama, Sempma, a Secretaria do Patrimônio da União e o MPF entendessem, consenso, que a medida ainda era necessária.

Nesta manhã, a Prefeitura de Maceió montou uma força tarefa, com mais de 30 pessoas trabalhando diretamente na demolição da barraca e com auxílio de três caçambas, um caminhão e um trator.

Devido à demolição, o trânsito na Avenida Álvaro Otacílio foi modificado. Os veículos estão trafegando apenas em uma faixa no sentido Ponta Verde/Jatiúca. Já no sentido contrário, há um desvio pela Praça Emílio Maia.

O trabalho de demolição começou por volta das 9h com a retirada dos telhados, caixa d’água e outros materiais.

Por Tribuna Hoje

Foto: Sandro Lima