O IPTU pode ser pago via Pix, QR Code, boleto físico ou digital. O boleto digital emitido no site da Prefeitura libera um código de barras copiável, que facilita os pagamentos feitos em sites e aplicativos bancários.

As guias ainda podem ser impressas gratuitamente no setor de autoatendimento da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, próximo à Praça dos Palmares, das 8h às 14h. Além disso, a Sefaz disponibiliza o e-mail atendimento@semec.maceio.al.gov.br para tirar dúvidas e oferecer orientações.

O atraso no pagamento do IPTU gera multas e juros, além da inadimplência. Os imóveis que não estiverem com o imposto em dia podem ser inscritos em dívida ativa, o que pode trazer consequências para o titular como cobranças judiciais e a penhora de valores em conta corrente.

O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente, e o valor arrecadado possibilita a ampliação de obras, ações e serviços essenciais para a população e que são importantes para o desenvolvimento da capital.

GAZETAWEB \ Jobison Barros*

*Com assessoria