O delegado Vinicius Ferrari, coordenador da Central de Flagrantes, autuou, na ultima noite dessa terça-feira (5), dois homens, de 32 e 40 anos, pelos crimes de extorsão mediante sequestro, o que é considerado crime hediondo; promover organização criminosa; e porte ilegal de arma de fogo. Os dois homens armados sequestraram uma jovem de 19 anos, no bairro de Jacarecica, em Maceió, quando ela estacionava o carro próximo à casa do avô.

Segundo relato da vítima, ela estacionou seu veículo na frente de uma associação, que fica na mesma rua da residência do seu avô, e, ao desligar o carro, percebeu a aproximação de dois indivíduos, os quais estavam a pé. Foi quando um deles colocou o revólver no olho dela, depois apontou a arma em sua cabeça e a colocou no banco traseiro, ficando atrás com ela, enquanto seu comparsa assumiu o volante, seguindo em direção ao Litoral Norte, de onde depois partiram para o Litoral Sul.

Ela disse que foi jogada ao chão do carro e, nesse momento, o criminoso que estava com o revólver na cabeça dela lhe deu um “mata-leão” e ainda pisou na cabeça dela para que não levantasse, mandando ela ficar quieta e fazendo ameaças com palavrões.

A vítima também disse que ele entrou em contato por telefone com uma terceira pessoa e o tempo inteiro passava informação dizendo que ela estava cooperando e que era boazinha e que iriam levá-la para uma mata.

Colocaram a vítima para falar com a pessoa que parecia ser o mandante e que este pediu para que ela passasse os números da família para entrar em contato e distinguisse as pessoas a quem pertenciam os números e, depois, desligou.

Os autores pediam para que a vítima abrisse o aplicativo do seu banco para que ela transferisse dinheiro, pois era o que eles queriam.

A família tomou conhecimento do fato, através da amiga da vítima, pois no momento em que foi abordada pelos autores estava em ligação com ela e informou que tinha dois homens se aproximando do veículo e a amiga ouviu a voz de um deles e de imediato sua família saiu espalhando a notícia e também informou à polícia.

Uma guarnição da BPRV foi acionada, e, de posse das informações, localizou o carro na rodovia AL-101 Sul, no Francês, em Marechal Deodoro, e, de imediato, iniciou o acompanhamento ao referido veículo, onde foi dada ordem de parada, sem que fosse obedecido, prosseguindo o percurso, até que o veículo parou de vez. Foi realizada a abordagem pessoal, pedindo para que os indivíduos colocassem as mãos na cabeça e saíssem do interior do carro. Logo após, a vítima foi retirada do veículo.

Na abordagem pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém, ao questionar aos autores sobre a arma, um deles informou que teria jogado e, ao realizar a busca no perímetro, o revólver taurus, calibre 38, numeração suprimida, carregado com seis munições, foi encontrado. Os celulares dos sequestradores foram apreendidos.

Vítima, autores e o material apreendido foram levados para a Central de Flagrantes, onde foram realizados todos os procedimentos cabíveis. Os autores exerceram o direito constitucional de permanecerem calados e só falar na presença do juiz.

GAZETAWEB \ Greyce Bernardino*

FOTO: Polícia Civil \ *Com assessoria