A Controladoria Geral do Município (CGM) realizou, ao longo do mês de março, oito reuniões com técnicos de diversas secretarias para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Manual de Prestação de Contas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), lançado em fevereiro.

Participaram das reuniões representantes das secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Semdes), Turismo (Semtur), Educação (Semed), Esporte (Semesp), Gestão de Pessoas e Patrimônio (Semge) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

O guia foi desenvolvido pela CGM após constatar as dificuldades das OSCs em compreender e realizar a prestação de contas dos recursos públicos recebidos em parcerias de interesses comuns.

O material fornece orientações detalhadas sobre as rotinas e procedimentos de controle que devem ser seguidos durante a prestação de contas. Além disso, ele informa a Administração Pública sobre os procedimentos essenciais envolvidos na análise das contas das parcerias entre os órgãos e entidades da Prefeitura e as organizações do terceiro setor.

De acordo com a CGM, a disponibilização destas informações contribui não somente para capacitar as organizações sociais em relação aos procedimentos e responsabilidades relacionadas à prestação, mas também capacitar os cidadãos a compreenderem melhor sobre como os recursos públicos estão sendo utilizados em projetos de interesse coletivo.

CADA MINUTO \ *Com Secom Maceió

FOTO: GOOGLE