Sabe aquele amigo que circula só de camiseta mesmo quando os termômetros caem e não abre mão do ar-condicionado? Uma possível explicação para que ele não sinta tanto frio e pareça tão confortável pode ser a quantidade de gordura corporal responsável por conservar o calor do corpo, segundo a chefe do serviço de endocrinologia do Hospital PUC-Campinas, Mila Cunha.

De acordo com a especialista, o motivo está relacionado ao metabolismo corporal, que é controlado por hormônios da tireoide. “Quanto maior o metabolismo, maior a quantidade de calor produzido pelo organismo”, observa Mila Cunha.

A especialista lembra que nem todas as pessoas liberam calor da mesma forma. “Cada indivíduo tem o que chamamos de metabolismo basal, isso é a necessidade de energia que gastamos para fazer com que o nosso organismo consiga fazer com que todos os órgãos funcionem como, por exemplo, respirar, coração bater… Todo esse trabalho depende de vários fatores, entre eles peso, altura, idade”, esclarece.

Mila Cunha explica que a regulação da temperatura corporal é algo muito preciso, até podemos falar que ‘requintado’. “Para mantermos a temperatura corporal estável, o organismo lança mão de várias estratégias para esse controle. Então, quando a temperatura externa está fria, entre outras coisas, o organismo aumenta a eliminação de urina, faz vasoconstrição dos vasos da pele e também aumenta o metabolismo para aumentar a produtividade de calor e com isso subir a temperatura corporal”, diz.

R7.COM