Para conservar os joelhos, o quadril, os ombros e várias outras articulações saudáveis e fortes, devemos usá-las regularmente – mas sem exageros – e comer alimentos nutritivos que permitam aos tecidos reparar-se estão entre as medidas protetoras das articulações que podemos tomar.

Conheça as funções de vários nutrientes para a sua saúde.

1. Coma vegetais verdes

Quando pesquisadores examinaram a dieta de quase 700 pessoas com idade média de 65 anos, descobriram que quanto mais vitamina K elas consumiam, menos propensas eram a ter osteoartrite nas mãos ou nos joelhos. Entre as melhores fontes estão as verduras da família do repolho, incluindo couve-galega, couve-de-bruxelas e brócolis. Espinafre e agrião também são excelentes fontes.

2. Use o que funciona

Se você sentiu dor nas articulações, é provável que tenha tentado alguma forma de medicina alternativa. Mas você sabe quais tratamentos tiveram sua eficácia cientificamente comprovada? A seguir, achados intrigantes:

Use pimenta

A capsaicina presente nas pimentas realmente ajuda contra a artrite.

Se você sofre de osteoartrite, tente gel ou creme de capsaicina, substância obtida da pimenta vermelha. Foi o único produto que obteve a pontuação máxima, cinco pontos, para eficácia contra a osteoartrite. Em sua revisão de estudos clínicos, a Arthritis Research do Reino Unido constatou que a capsaicina foi quatro vezes mais eficaz na melhora da dor e da sensibilidade nas articulações do que um placebo em gel. Ela age reduzindo a substância P, um transmissor da dor nos nervos humanos.

Aposte no gengibre

Estudos revelam que o banho de gengibre proporciona alívio da dor e da rigidez causadas pela osteoartrite. Rale um pedaço de gengibre de 5 cm e coloque em um pedaço de musselina. Amarre as pontas e coloque o saquinho sob a torneira de água quente da banheira ou do chuveiro. Permaneça na água por 20 minutos. Veja também outros benefícios do gengibre.

Experimente SAM

O suplemento alimentar conhecido como SAM (s-adenosilmetionina), que estimula o organismo a formar a cartilagem das articulações, pode aliviar a dor da osteoartrite com tanta eficácia quanto medicamentos como o ibuprofeno. Mas não interrompa a medicação prescrita sem a orientação do seu médico.

Opte pelo ômega-3

Suplementos à base de óleo de peixe foram o produto com a melhor pontuação para artrite reumatoide (AR). Os óleos de peixe, ricos em ácidos graxos ômega-3, bloqueiam a liberação nos leucócitos de elementos que podem estimular a inflamação. Também formam a base para a produção de substâncias anti-inflamatórias do sangue chamadas prostaglandinas. Pesquisas sugerem que os suplementos à base de óleo de peixe podem reduzir a dor nas articulações, a rigidez matinal e o cansaço. E podem reduzir a necessidade de analgésicos para quem sofre de AR. Você pode obter os benefícios do ômega-3 comendo peixes oleosos como salmão, cavala e sardinha.

3. Tentar algo diferente?

Não há base científica para o uso de muitos suplementos e remédios tradicionais para a artrite, como óleo de semente de groselha-preta, matricária, óleo de linhaça, mexilhão de lábio verde, selênio e as vitaminas antioxidantes A, C e E. Mas se você acha que eles podem lhe ser úteis, peça a opinião do médico antes de usá-los. E muitas pessoas com artrite juram que sentem alívio usando ímãs e pulseiras de cobre. Embora não haja evidências dos benefícios, esses dispositivos são seguros, e talvez funcionem para você. A acupuntura é outra terapia que muitos pacientes acreditam ser útil.

4. Coma mais alho

Pesquisadores descobriram que mulheres com alimentação rica em vegetais da família das aliáceas, como alho, cebola e alho-poró, estão menos propensas a desenvolver osteoartrite do quadril. Os pesquisadores analisaram os padrões alimentares de mil mulheres gêmeas, além de imagens de raios X de seus quadris, joelhos e coluna vertebral. E constataram que as que tinham alimentação saudável, com alto consumo de vegetais da família das aliáceas, tiveram menos osteoartrite precoce na articulação do quadril. Parece que um dos compostos do alho bloqueia a ação de enzimas que danificam a cartilagem. E, se você está preocupado com o hálito de alho, mastigue folhas de salsinha fresca após a refeição.

5. Não desista do exercício

Pode ser tentador descansar quando suas articulações doem, mas se manter ativo tem muitos benefícios. Entre eles estão a melhora da rigidez, o aumento da mobilidade, o fortalecimento dos músculos e ossos, e a ajuda para a perda de peso, o que vai reduzir o esforço sobre as articulações. Eis algumas dicas:

Nadar é um excelente exercício para quem sofre de artrite, porque a flutuabilidade da água torna mais fácil o movimento das articulações. Pesquisas mostram que a natação aumenta a flexibilidade e diminui a dor. Você também pode verificar se sua academia ou clube oferece aulas de hidroginástica, que envolve exercícios na água.

Caminhar fortalece músculos, ossos e articulações. Aumente a distância gradativamente. Experimente trechos em subidas.

Pedalar melhora a forma física e fortalece os joelhos, mas não seja muito ousado, especialmente se sente dores no joelho. Se seus joelhos pioram depois de pedalar, tente outra modalidade de exercício.

Exercícios de baixo impacto são o melhor para quem sofre de artrite. Escolha aulas de baixo impacto, como ginástica e ioga, em vez de aeróbica de alto impacto. Na musculação, comece com pouca carga e muitas repetições lentas. Evite correr; a corrida pode desestabilizar as articulações e piorar a dor.

Experimente os cinco exercícios tibetanos.

6. Não estale os dedos

Estalar repetidamente os dedos não provoca artrite, mas pode reduzir a força das mãos e causar inchaço nas articulações, portanto é melhor evitar. O estalo ocorre quando você alonga a articulação. A princípio, isso faz com que surjam bolhas de nitrogênio no líquido que envolve a articulação quando a pressão dentro da articulação diminui por causa do alongamento – como aparecem bolhas numa garrafa de champanhe quando a pressão dentro dela cai com a retirada da rolha. Continuando o alongamento, a pressão cai tanto que as bolhas estouram – e isso produz o estalo.

7. A nova visão da gota

Se você e seu médico acham que você pode ter gota, mas os exames habituais deram negativo, considere submeter -se a uma tomografia computadorizada. A gota ocorre quando o corpo não consegue eliminar o excesso de ácido úrico produzido pelas próprias células e pela decomposição dos alimentos, e então cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações, causando dor. Um estudo americano descobriu que a tomografia pode ajudar a confirmar o diagnóstico, especialmente naqueles com a forma aguda da doença. Assim, essa nova técnica de diagnóstico também é útil quando o líquido nas articulações não pode ser retirado por algum motivo.

8. Cuide do coração

A natureza inflamatória da artrite reumatoide (AR) significa que a doença afeta vasos sanguíneos, bem como articulações, e pode aumentar o risco de um infarto, com grandes chances de ser do tipo silencioso. Novas drogas para a AR podem reduzir o risco de problemas cardíacos, mas se você tem AR e sente dores no peito ou uma dor que irradia para o braço esquerdo, procure atendimento médico imediatamente. Leia mais sobre cuidados com o coração.

9. Peixes e aves

Animais marinhos e os criados em fazenda estão ajudando a desenvolver um novo tratamento para dor nas articulações. Pesquisadores esperam que uma substância derivada do muco da estrela-do-mar faça nos vasos sanguíneos o que faz na estrela-do-mar: impeça que as coisas grudem nela.

Doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, ocorrem quando a resposta imune natural do organismo à infecção é exagerada: leucócitos aderem e se acumulam nas paredes internas dos vasos sanguíneos, danificando o tecido e provocando doenças. Ao mesmo tempo, da crista de frangos se obteve ácido hialurônico, que ocorre naturalmente no líquido que lubrifica a articulação do joelho, tendo-se constatado que ele alivia a dor quando injetado nos joelhos de quem sofre de osteoartrite.

TERRA.COM