A Rede Alagoana de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana irá realizar, no próximo domingo, dia 14, a 22ª Lavagem do Bonfim de Maceió. Com flores, água de cheiro e muito axé, o tradicional evento percorre as ruas da cidade dizendo não à intolerância religiosa.

A Lavagem do Bonfim, evento alusivo ao orixá Oxalá, tem como objetivo pedir paz e dizer não à intolerância religiosa. O emblemático cortejo se concentra no Largo São João, na Ladeira do Jacintinho, a partir das 15h.

Vestidos de branco e entoando cânticos sagrados, os povos de terreiro sairão do bairro do Jacintinho, em um grande cortejo, até a Igreja do Bonfim, no bairro do Poço.Na Igreja, realizarão o ato da lavagem do pátio do santuário com as águas sagradas.
Em seguida, os integrantes da Rede Alagoana de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana percorrerão as ruas de Maceió até o bairro da Ponta da Terra onde será finalizado o momento religioso.

Também conhecido como Águas de Oxalá, para os religiosos de matriz africana, a Lavagem do Bonfim é um rito anual de purificação com as águas de extrema importância. Representa uma das formas de iniciar o ano pedindo bênçãos para o novo ciclo.
Além dos povos de terreiro, os grupos afro da cidade também se unem para pedir por um ano cheio de realizações e axé.

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente
Foto: Divulgação