A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) recebeu, na noite dessa quarta-feira, 28, empresários do ramo da Panificação, Massas e Confeitaria, na sequência de apresentações do programa Avança + Indústria aos setores econômicos alagoanos. Eles foram convidados para um café regional na Casa da Indústria.

Parceria da Fiea com o Sebrae, o programa oferta uma série de serviços e consultorias, 100% subsidiados, para alavancar a competitividade e a produtividade das micro e pequenas indústrias do estado.

Representando o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra de Andrade, o coordenador da Unidade Sindical, Francisco Acioli, disse que o programa foi pensado para fortalecer o setor e que a participação dos empresários é fundamental para o sucesso desta e de outras iniciativas. “A gente só consegue avançar com união. Dessa forma, fortalecemos o sindicato e as indústrias, gerando uma economia mais próspera, com desenvolvimento”, ressaltou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação, Confeitaria, Bolos, Bolachas, Biscoitos e Massas Alimentícias do Estado de Alagoas (Sindipan), Alfredo Dacal, destacou que o Avança + Indústria é fundamental para o segmento nesse momento de guerra da Rússia com a Ucrânia, que impactou no preço do trigo e do custo da produção do pão.

Esse aumento é prejudicial, principalmente, no Nordeste, pois afeta o consumo das famílias. Diante dos desafios deste cenário, ele diz que as consultorias devem ajudar os empresários a otimizarem a produção e a tornar as empresas mais competitivas, citando como exemplo a possibilidade de melhorar o uso da energia.

“Eficiência energética tem dois parâmetros. Um é a eficiência de seus equipamentos de iluminação, de ar-condicionado dentro da empresa. Outro é [buscar] uma eficiência da energia que você pode conseguir com um preço bem menor, usando placa fotovoltaica. Mas, para utilizar um método e o outro que vai favorecer a indústria, a gente tem que ter uma consultoria para não cometer erros que, às vezes, causam prejuízos enormes”, exemplificou.

A gerente comercial do Sesi Senai, Mônica Vieira, destacou o grande número de empresários presentes ao café regional com o Sindipan. “Além de falarmos sobre o Avança + Indústria, foi uma oportunidade da gente ouvir o setor e entender as demandas deles para construir novas parcerias conforme as necessidades das indústrias”, afirmou.

Com a presença da diretora de Marketing e de Segurança e Saúde para a Indústria (SSI), Cláudia Piatti, os empresários ouviram as explicações do engenheiro de SST do Sesi, Diogo Brandão. Pelo Senai, os panificadores ouviram a palestra de Thiago Castro, da área de Tecnologia e Inovação.

MELHOR NOTÍCIA \ (Assessoria)